Publicado 08 de Outubro de 2020 - 7h46

Por Maria Teresa Costa

Entradas ao longo do dia serão divididas na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para vereador

Divulgação/Câmara Municipal de Campinas

Entradas ao longo do dia serão divididas na proporção de 60% para candidatos a prefeito e 40% para vereador

O horário eleitoral gratuito de rádio e TV começa amanhã e seguirá até 12 de novembro para que os candidatos a prefeito, vice e vereador. Quatro candidatos a prefeito ficam fora dos programas porque seus partidos não passaram pela chamada cláusula de barreira ao não atingir o mínimo de votação na eleição de deputado federal: Ahmed Tarique (PMN), Laura Leal (PSTU), Rogério Parada (PRTB) e também Edson Dorta (PCO) que conseguiu entrar na disputa após ter sido excluído do páreo por ter ingressado com o pedido de registro fora do prazo e se tornou o 14º candidato a prefeito de Campinas.

Serão 20 minutos diários em rádio e TV, divididos em blocos, e mais 70 minutos para inserções ao longo das programações, com cada candidato podendo utilizar o tempo com comerciais de 30 segundos a um minuto cada. Candidatos a vereador não participam da veiculação nos blocos e terão somente as inserções que serão divididas também com os candidatos a prefeito.

Os 70 minutos de inserções serão divididos na proporção de 60% para prefeito e 40% para vereador. Candidatos a prefeito terão de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no radio e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, na TV.

O primeiro dia da propaganda gratuita, Rogério Menezes (PV) abre o bloco, seguido de Pedro Tourinho (PT), Alessandra Ribeiro (PCdoB), Dário Saadi (Republicanos), André Von Zuben (Cidadania), Wilson Matos (Patriota), Artur Orsi (PSD), Delegada Teresinha (PTB), Dr. Hélio (PDT) e Rafa Zimbaldi (PL). A partir do dia seguinte, haverá revezamento – a coligação que entrou por último no dia anterior, entra primeiro. A ordem de apresentação foi feita por sorteio pela Justiça Eleitoral.

No primeiro turno, Rafa Zimbaldi (PL) terá 2 minutos e 44 segundos, enquanto Pedro Tourinho (PT) terá 1 minuto e 17 segundos. Artur Orsi (PSD) ficará com 45 segundos, Hélio (PDT) com 37 segundos, Alessandra Ribeiro (PCdoB) e Delegada Teresinha (PTB) com 17 segundos cada, Wilson Matos (Patriota) com 16 segundos, André Von Zuben (Cidadania) com 10 segundos e Rogério Menezes com 10 segundos.

A legislação eleitoral permite apresentação de depoimentos de outros candidatos da mesma coligação, mas exclusivamente para pedir votos à chapa majoritária. Também é permitida participação de qualquer cidadão, desde que não seja remunerado e não seja filiado a partido político adversário.

É possível também a divulgação de pesquisas de intenções de votos e não é obrigatória a menção aos concorrentes. É proibida divulgação no rádio e na TV de propaganda eleitoral paga e a participação de qualquer pessoa mediante remuneração.

Os candidatos também não podem, mesmo que na forma de entrevista jornalística, exibir imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados.

Candidatos às eleições proporcionais (vereador) não podem incluir propaganda das candidaturas e eleições majoritárias, ou vice-versa.

TEMPO DE CAMPANHA

Candidato                                                      Tempo (min-seg)

Dário Saadi (Republicanos)                                          3:23

Rafa Zimbaldi (PL)                                                       2:44

Pedro Tourinho (PT)                                                    1:17

Hélio de Oliveira Santos (PDT)                                       0:37

Alessandra Ribeiro                                                       0:17

Delegada Teresinha                                                      0:17

Wilson Matos (Patriota)                                                0:16

André Von Zuben (Cidadania)                                       0:14

Artur Orsi (PSB)                                                          0:45

Rogério Menezes (PV)                                                  0:10

Fonte: Justiça Eleitoral

Escrito por:

Maria Teresa Costa