Publicado 09 de Outubro de 2020 - 0h53

Por AFP

Sem serem brilhantes, Argentina e Uruguai venceram nesta quinta-feira na abertura das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, com os argentinos superando o Equador por 1 a 0 e os uruguaios batendo o Chile por 2 a 1.

Numa partida sem muitos lances ofensivos, Lionel Messi garantiu no estádio em La Bombonera, em Buenos Aires, a vitória para os donos da casa em cobrança de pênalti polêmico aos 13 minutos, diante de uma equipe equatoriana que pouco foi ao ataque.

Em Montevidéu, no estádio Centenário, Maxi Gómez fez nos acréscimos finais (90 + 2) e deu aos uruguaios uma vitória no sufoco sobre os chilenos, que pareciam satisfeitos com empate até então.

Luis Suárez foi o responsável por abrir o placar aos 38 minutos, em um pênalti confirmado com auxílio do árbitro de vídeo, enquanto Alexis Sánchez igualou para os visitantes aos 53.

Com os gols marcados nesta quinta-feira, Messi e Suárez seguem como maiores artilheiros da história das eliminatórias sul-americanas, com 22 gols cada.

Em Assunção, no encontro que abriu a extensa série jogos para a busca de vaga no Mundial do Catar, com 18 rodadas e que vai terminar em março de 2022, o Peru arrancou empate de 2 a 2 com o Paraguai, com dois gols de André Carrillo (52 e 84 minutos), enquanto Ángel Romero (65 e 81) balançou as redes para os donos da casa.

A primeira rodada da fase classificatória para próximo Mundial, que garante quatro vagas diretas para o torneio e uma quinta para a repescagem contra um representante de outro continente, será concluída na sexta-feira, quando a Colômbia recebe a Venezuela e o Brasil pega a Bolívia, em São Paulo.

Para o duelo diante dos venezuelanos em Barranquilla, a equipe comandada pelo português Carlos Queiroz aposta no talento de James Rodríguez diante de um adversário desfalcado de seu atacante Salomón Rondón, que não foi liberado pelo clube chinês Dalian Pro.

Logo depois, sem saber se poderá contar com Neymar, que se recupera de dores na lombar, a seleção brasileira recebe a fraca Bolívia no início da caminhada em busca do tão sonhado hexa.

Na terça-feira, pela segundo rodada, Argentina vai à La Paz enfrentar os bolivianos e o Uruguai encara a seleção equatoriana em Quito, enquanto os chilenos recebem a Colômbia, o Peru joga em casa diante do Brasil e os venezuelanos serão os anfitriões do Paraguai.

-- Primeira rodada:

- Quinta-feira

Em Montevidéu: Uruguai - Chile 2-1

Em Assunção: Paraguai - Peru 2-2

Em Buenos Aires: Argentina - Equador 1-0

- Sexta-feira

Escrito por:

AFP