Publicado 08 de Outubro de 2020 - 21h13

Por AFP

Kosovo viu o sonho de se classificar para a Eurocopa (que seria neste ano, mas ficou para 2021) se dissipar nesta quinta-feira (8) nas semifinais do torneio de repescagem para as eliminatórias da competição continental, enquanto Islândia e Hungria lutarão por uma vaga no grupo da morte (França, Alemanha, Portugal).

Oito equipes avançaram para a próxima fase, que dará a quatro equipes o direito de buscar no dia 12 de novembro uma vaga para a Euro ao lado das grandes seleções do continente.

O Kosovo, pequeno país dos Bálcãs que sonhava com a classificação como mais um passo rumo ao seu reconhecimento pela comunidade internacional, foi eliminado ao ser derrotado por 2 a 1 pela Macedônia, pela chave D da repescagem, considerada a mais fraca.

Após o apito final, vários jogadores kosovares, a maioria deles nascidos fora das fronteiras daquele pequeno país que luta pela independência da Sérvia desde 2008, começaram a chorar.

Na final de 12 de novembro, a Macedônia vai enfrentar a Geórgia, que derrotou a Bielorrússia por 1 a 0. Nenhuma dessas duas nações - independentes desde 1991 - participou antes de uma Eurocopa.

A Islândia, que chegou às quartas de final do Euro 2016, está a apenas um jogo de repetir sua presença na competição, depois de derrotar a Romênia por 2 a 1 graças aos dois gols marcados por Gylfi Sigurdsson, que atua no Everton.

Desta forma, a Islândia vai em busca da vaga contra a Hungria, que despachou a Bulgária por 3 a 1.

O vencedor do próximo confronto vai cair no grupo composto por portugueses, franceses e alemães.

Erling Haaland, atacante do Borussia Dortmund, e Martin Odegaard, meia do Real Madrid, também não estarão na competição continental, já que a Noruega foi eliminada pela Sérvia após gol na prorrogação (2-1), marcado por Sergej Milinkovic-Savic, da Lazio, que também fez o primeiro.

A equipe sérvia vai receber na final da chave C a Escócia, que avançou na disputa de pênaltis após empate sem gols com Israel (5-3).

Pela chave B, a Irlanda caiu na disputa de pênaltis diante da Eslováquia, após empate de 0 a 0 (4-2).

Escrito por:

AFP