Publicado 18 de Setembro de 2020 - 19h05

O espetáculo infantil Jerônimo em Quarentena, da companhia Circo Caramba, de Campinas, está na programação do Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas que o Itaú Cultural apresentou durante esta semana, no site da instituição (www.itaucultural.org.br). No espetáculo, o palhaço Jerônimo, criação do ator Thiago Sales, marcou uma live com a sua banda. Por causa da quarentena os músicos decidem não comparecer e ele se transforma em uma banda de um homem só. O vídeo será lançado neste domingo, às 15h, e fica disponível por 24h no site do Itaú Cultural. Antes, no sábado, às 20h, Sales apresenta sua performance, dentro da programação do Projeto Corpos em Quarentena, do Sesc Campinas.

O Corpos em Quarentena convida artistas de teatro, dança e circo para que registrem, de suas casas e com seus próprios equipamentos, momentos inspirados no cenário sem precedentes que estão vivendo enquanto criadores artísticos. Composto por 30 vídeos, que ficarão armazenados no canal do youtube, a proposta é lançar três episódios semanalmente, sempre às terças, quintas e sábados, às 20h, até o dia 3 de outubro. Os lançamentos acontecem no canal youtube.com/sesccampinas.

Sobre a participação no Itaú Cultural, Sales explica que entrou como alternativa para produzir nesse período. “No edital do Itaú Cultural, artistas de várias áreas poderiam concorrer com produções em vídeo gravadas no período de isolamento social.Eu criei o vídeo Jerônimo em Quarentena, que felizmente foi selecionado na categoria Circo”, conta . “Os vídeos selecionados estão agora compondo uma programação on-line, no site do Itaú Cultural, chamada Festival Arte Como Respiro. Meu vídeo, que será lançado neste domingo, tem duração de 11 minutos.”

Thiago Sales atua como palhaço desde 2003 e em 2009 fundou a companhia Circo Caramba. Tem como principal linha de pesquisa a palhaçaria musical, sendo uma das referências brasileiras neste gênero de atuação. Entre suas principais produções estão os espetáculos Caramba, quanta bobagem! (2010), Jerônimo Show (2014), A Estreia (2019), além da intervenção A Banda do Jerônimo: uma inusitada banda de um homem só (2016). Jerônimo em Quarentena, domingo (20), às 15h, no site www.itaucultural.org.br. (AAN)