Publicado 19 de Setembro de 2020 - 5h30

Os bufês infantis poderão retomar as atividades, com regras, a partir de 7 de outubro, anunciou ontem o prefeito Jonas Donizette. A atividade está incluída na categoria de eventos, que já estava autorizada a funcionar desde 5 de setembro. Em Campinas, a abertura dos bufês infantis foi adiada para avaliação do risco de contaminação a que as crianças poderiam estar submetidas. A reabertura, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB), tem o aval da área da Saúde.

A retomada no início de outubro vai beneficiar os 67 bufês infantis existentes na cidade, responsáveis por 2,3 mil empregos diretos e uma cadeia produtiva do setor com 300 empresas que geram 4 mil empregos indiretos.

O funcionamento seguirá as regras da fase amarela do Plano SP para os eventos. Poderão funcionar por 8 horas diárias, seguidas ou fracionadas, e respeitar a ocupação máxima de 40% da capacidade do estabelecimento, além da adoção dos protocolos sanitários. Os bufês terão que obter o certificado de estabelecimento responsável no site da Prefeitura.

“O setor está esperando há muito tempo a retomada e peço a corresponsabilidade de vocês e todo cuidado na realização dos eventos infantis”, disse Jonas.

Campinas ultrapassa os 31 mil casos

O prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB) confirmou em entrevista coletiva ontem pela manhã, 213 novos casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas e mais 12 mortes. Assim, a cidade atinge a marca de 31.390 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março. Destes, 1.175 morreram. A secretaria ainda investiga 571 casos suspeitos, além de outros 20 óbitos.

Segundo o boletim da secretaria de Saúde, Campinas conta hoje com 304 pessoas internadas com Covid-19 — 13 a menos na comparação com o boletim da quinta-feira. Outras 370 estão em isolamento domiciliar – 79 a mais na comparação entre um boletim e outro. A secretaria contabiliza 29.541 pessoas recuperadas da doença até agora.

Onze das 12 vítimas anunciadas ontem tinham as chamadas comorbidades – que são doenças associadas. Apenas uma delas tinha menos de 60 anos de idade. (AAN)