Publicado 18 de Setembro de 2020 - 5h30

A Dell Technologies e o Instituto da Oportunidade Social (IOS), em parceria , disponibilizam 40 vagas em curso profissionalizante gratuito na área de TI em Campinas. As inscrições podem ser feitas até hoje no site do IOS http://cursosios.wixsite.com/edicaoespecial

Com duração de até 4 meses, o curso é fruto de investimento em responsabilidade social da Dell num trabalho conjunto entre a empresa e o Instituto da Oportunidade Social. As aulas serão realizadas de forma online por meio da plataforma de ensino à distância desenvolvida pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell (Lead), que conta com recursos acessíveis como acompanhamento de intérpretes para usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens, entre outros. Além do conteúdo on-line, haverá alguns encontros presenciais nas unidades do IOS em cada cidade, obedecendo aos protocolos de segurança e saúde contra a pandemia. O IOS também vai fornecer internet aos alunos para o acesso exclusivo à plataforma das aulas online.

Na cidade de Campinas, vai acontecer o curso: "Informática Prática", com 40 vagas para jovens de 15 a 24 anos e pessoas com deficiência. Quando liberados, as atividades presenciais serão realizadas na Fundação Eufraten. Além de Campinas, a parceria oferece outras 160 vagas nas cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro.

"A Dell tem em sua essência a responsabilidade social de transformar vidas pela tecnologia, e é com muito orgulho que realizamos este trabalho. Ao proporcionar a formação acadêmica e profissional, de maneira gratuita, a quem precisa, estamos contribuindo para o desenvolvimento dessas pessoas e, ao mesmo tempo, contribuindo com a nossa missão", afirma Alicia Lopez, gerente de Responsabilidade Social da Dell Technologies na América Latina.

O instituto será responsável pela coordenação e acompanhamento pedagógico, além do trabalho de empregabilidade voltado aos jovens formados. "A parceria com a Dell reforça a missão do IOS em proporcionar o ensino profissionalizante gratuito, ampliando as possibilidades do ingresso dos alunos no mercado de trabalho, mesmo diante dos desafios decorrentes da pandemia", explica a superintendente do IOS, Kelly Lopes.