Publicado 25 de Setembro de 2020 - 14h09

Por Agência Anhanguera de Notícias

Produtoras Dani Almeida e Janice Castro: idealizadoras do projeto

Divulgação

Produtoras Dani Almeida e Janice Castro: idealizadoras do projeto

O Movimento Armorial fundado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, autor de obras como O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, será tema da oitava e última live do Sarau Viva Nordeste, que ocorre nesta sexta-feira, a partir das 14h pelas redes sociais do projeto no Youtube (www.youtube.com/sarauvivanordeste) e Facebook (www.facebook.com/sarauvivanordeste).

O Sarau Viva Nordeste é um projeto que nasceu do encontro entre Dani Almeida, uma artista nordestina atuante na literatura de cordel em Campinas e região, e a produtora cultural campineira, Janice Castro. Engajadas em várias ações culturais da região, ambas sentiram a necessidade de desenvolver um projeto voltado ao universo do Nordeste, uma vez que, segundo Janice, as ações dirigidas a esta temática ainda aconteciam de forma tímida e superficial em Campinas, apesar do grande número de nordestinos e descendentes que moram na cidade. “Muitos educadores e promotores culturais nos procuravam querendo conhecer e entender mais sobre a cultura nordestina e como ela acontece aqui na região. Criamos o projeto para apresentar estes artistas e também despertar o interesse pelo conhecimento das tradições populares tão importantes na formação da nossa identidade brasileira”, explica Janice, diretora executiva do projeto.

Selecionado pelo edital 14/19 do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Sarau Viva Nordeste contou com vários desafios, entre eles o de se adaptar para o formato virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus. “Adequar as apresentações, que seriam realizadas em espaços culturais de Campinas, para o ambiente on-line, não foi uma missão fácil. Alguns artistas nem internet em casa tinham. Mas, num esforço conjunto entre o elenco e nossa equipe de suporte tecnológico, todos superaram as dificuldades e apresentaram lindos espetáculos”, lembra Débora Castro, diretora de imagem do projeto.

No ar desde junho, com apresentações a cada 15 dias e oficinas culturais gratuitas durante as semanas, o Sarau Viva Nordeste levou para seu palco virtual em torno de 30 artistas e mestres da cultura popular brasileira em lives temáticas ao vivo. Todas as edições permanecerão no ar, após a conclusão do projeto. 

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias