Publicado 22 de Setembro de 2020 - 12h19

Por Maria Teresa Costa

O ex-reitor da Unicamp José Tadeu Jorge vai coordenar a equipe que elaborará plano de governo dos candidatos a prefeito e vice, Dario Saadi (Repub) e Wanderlei Almeida. O anúncio foi feito em live no início da noite de ontem. A equipe terá ainda Eduardo Coelho, Samuel Rossilho, Carmino de Souza, Arly de Lara Romêo, Eliane Jocelaine e Mariana Savedra. Além do grupo de coordenação, os responsáveis pelas áreas específicas serão anunciados posteriormente com a formação dos grupos temáticos.

PSD define o vice

O PSD definiu ontem o nome do candidato à vice na chapa encabeçada pelo candidato a prefeito Artur Orsi. É o capitão da Policia Militar José Antonio Pereira Jr, de 39 anos. Ele tem bacharelado em Ciências Sociais e Segurança Pública e em Direito. Antes de o PP decidir apoiar a chapa de Rafa Zimbaldi (PL), o PSD tinha definido Major Jaime como candidato a vice. Sem possibilidade de coligação, o PSD encontrou uma solução interna. Assim como o major, o capitão também é ligado ao vereador Tenente Santini.

Agravamento

A situação está se agravando em vários países. França registra 10 mil casos de Covid por dia. Israel vai decretar lockdown nas próximas semanas.

Do secretário-executivo do Comitê de Contingência do Estado, João Gabbardo, sobre a necessidade de seguir protocolos contra o novo coronavírus.

PCO

Mais um partido vai concorrer com chapa majoritária nas eleições de novembro. O PCO terá Edson Dorta a prefeito e Larissa Machado Leonetti será a vice. O partido fez convenção dia 13, mas a chapa só foi divulgada ontem. Dorta foi candidato a prefeito em 2016. Com isso, Campinas passa a ter 14 candidatos ao Palácio dos Jequitibás. O partido terá três na disputa por cadeiras na Câmara Municipal.

Candidaturas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já analisa pedidos de registros de candidaturas de quatro partidos que somam 144 na disputa por vagas na Câmara Municipal. O Novo, Republicanos, MDB e PCdoB aguardam o julgamento dos pedidos. Nenhum partido entrou, ainda, com requisição de registro de chapas majoritárias. O prazo para os pedidos vence em 26 de setembro.

Subprefeito

Osvaldo Kaize, formado em gestão ambiental, é o novo subprefeito do distrito de Barão Geraldo. Ele foi nomeado pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), após o PSDB romper a aliança no governo e decidir se coligar a Rafa Zimbaldi (PL). Os comissionados tucanos na Administração foram exonerados. Kaize era comissionado como assessor no gabinete do vereador Luiz Rossini, na Câmara Municipal, e foi exonerado ontem. Kaize já concorreu a prefeito pelo PV.

Novo

O partido Novo divulgou nota ontem para explicar por que não fez coligação em chapas majoritárias para as eleições deste ano: “Não fazemos coligação, aliança ou declaramos qualquer apoio a partidos que usem Fundo Partidário ou Fundo Eleitoral. Também não ‘trocamos’ apoio por oferta de cargos ou participação no Executivo”, informa a nota.

Contratos

Projeto de lei complementar será encaminhado pelo prefeito Jonas Donizette à Câmara para a prorrogação, por mais um ano, do contrato emergencial de 348 profissionais da Saúde que vence este ano. A prorrogação será para profissionais da Rede Mário Gatti.

Escritório em Milão

Campinas inaugura amanhã, em live, o escritório de representação da Prefeitura em Milão. A Live terá participação do cônsul-geral do Brasil em Milão, embaixador Eduardo dos Santos, cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, presidente da Promo Brasile Itália, Giacomo Guarnera, prefeito de Campinas e presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Jonas Donizette e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Renato Mesquita, além de convidados. Esse é o quarto escritório de representação internacional de Campinas.

Por Maria Teresa Costa, jornalista

Escrito por:

Maria Teresa Costa