Publicado 17 de Setembro de 2020 - 13h16

Por Daniel de Camargo


Wagner Souza / AAN

Sem filas e com baixa procura, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Rua Barreto Leme, no Centro, em Campinas, retomou parcialmente o atendimento presencial na manhã desta quinta-feira (17). Num primeiro momento, serão oferecidos os serviços de avaliação social, cumprimento de exigências, justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional, apenas com agendamento prévio e em horário reduzido, das 7h às 13h. A perícia médica segue suspensa e deve ser remarcada pelo telefone 135.

A reabertura ocorre após mais de cinco meses de atendimento remoto, em decorrência da pandemia da Covid-19, e após o órgão reverter decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que havia impedido a retomada do atendimento no Estado de São Paulo, previsto para a última segunda-feira (14). O INSS informou, em nota, que o TRF-3 reconheceu que foram adotadas medidas para garantir a segurança tanto da população quanto dos servidores.

Para todos os serviços, o agendamento deve ser feito pelo Portal Meu INSS (site gov.br/meuinss e aplicativo) ou pelo telefone 135. “Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, frisa o texto.

A Perícia Médica Federal, ligada à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações nas salas de perícias das agências do INSS, após inspeção realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Nesta quarta-feira (16), o presidente do órgão, Leonardo Rolim, afirmou, que as 169 agências que possuem esse serviço no País estão aptas a retornar ao atendimento em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde. Desde a última segunda-feira (14), está ocorrendo uma nova checagem. Mediante a conclusão dessas inspeções, esse procedimento será restabelecido. Ainda não foi confirmada a data para o retorno desse serviço em Campinas.

Os serviços que não estão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam acessíveis pelos canais remotos. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, atendendo aos cidadãos que têm dúvidas em relação ao uso dos canais remotos de atendimento.

Visando à segurança de segurados e servidores, as agências, nesta fase da retomada gradual, atenderão abaixo da capacidade habitual. Outra medida adotada pelo órgão é a obrigatoriedade do uso de máscaras, além da aferição da temperatura corporal. Este procedimento será feito na porta da unidade, por um servidor que portará termômetro infravermelho. O segurado que estiver agendado e chegar à agência sem máscara, receberá uma descartável para que possa acessar as dependências.

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Daniel de Camargo