Publicado 15 de Setembro de 2020 - 7h52

Por Alenita Ramirez

O animal foi encontrado no jardim da residência

Divulgação

O animal foi encontrado no jardim da residência

Uma família de Louveira encontrou um ouriço-cacheiro entre vasos de plantas no jardim de uma casa no Parque das Videiras, na tarde deste domingo (13). Os moradores acionaram a Polícia Ambiental, que fez o resgate do animal. Depois de resgatado, ouriço-cacheiro, de mais ou menos três anos (adulto) e aproximadamente pesando 800 gramas, foi reintroduzido solto em uma área de mata nativa na região.

De acordo com o cabo da Polícia Ambiental de Campinas, Edison Ricardo Almeida Souza Guimarães, o ouriço estava no interior da residência, dentro de um jardim, e provavelmente saiu de uma mata existente nas proximidades do bairro. Ele esclareceu que essa espécie de animal, embora de tempero dócil, pertence à fauna silvestre, sendo reconhecida por seus espinhos, que revestem todo o corpo exceto o focinho e ventre, normalmente tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo.

“O ouriço não lança os espinhos nas pessoas. Como defesa, se uma pessoa encosta nele, o ouriço solta os espinhos causando ferimento dolorido. Os espinhos têm de ser retirados por uma incisão feita por médicos, pois eles penetram na pele e criam uma infecção, que pode se agravar”, disse Guimarães.

Segundo os policiais ambientais, foram necessárias técnicas e conhecimentos especializados para resgatar o animal, que estava apenas desorientado e sem sinais de ferimentos.

Escrito por:

Alenita Ramirez