Publicado 12 de Setembro de 2020 - 12h17

Por Gilson Rei


bhofack2/Thinkstock

A Prefeitura de Campinas realizou quatro autuações em bares do Cambuí na noite desta sexta-feira (11) por descumprimento de regras neste período de pandemia por Covid-19. Ao todo, foram inspecionados 16 bares e 17 serviços de Valets, resultando em quatro autuações.

Três autuações foram por desrespeitar o distanciamento entre mesas e por constatar aglomeração de pessoas no local. Uma das autuações foi por desrespeitar o horário de fechamento do estabelecimento, mesmo após o responsável ter sido orientado pela equipe de fiscalização da ação integrada.

As autuações prevêem a cobrança de multa de 400 Unidades Fiscais de Campinas (Ufics)), o que equivale a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra.

A ação integrada de fiscalização Força-Tarefa Covid-19 foi coordenada pela Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) com participação da Defesa Civil, Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon), Secretaria de Planejamento e Urbanism, Serviços Técnicos Gerais (Setec) e Guarda Municipal.

Os bares do bairro Cambuí foram visitados em virtude de denúncias recebidas via sistema 156, com relatos de descumprimento das determinações dos Decretos Municipais que visam a mitigação da Covid-19 pelos estabelecimentos e por este bairro apresentar dados epidemiológicos com números expressivos de casos absolutos da doença.

A ação contou com três equipes que inspecionaram os bares para verificar se os estabelecimentos estavam cumprindo com as medidas de controle e prevenção para a contenção da Covid-19.

Os agentes avaliam o distanciamento entre as mesas a fim de evitar aglomeração de pessoas no ambiente. Verificam também a disponibilização de álcool em gel, fornecimento de máscaras em número suficiente para os funcionários, cuidados com a higienização do ambiente e respeito ao horário de encerramento da atividade, conforme previsto nos Decretos Municipais.

Também foram inspecionados os serviços de Valets oferecidos pelo bares, onde uma equipe da Setec, verificou o cumprimento das orientações preconizadas e cuidados adotados pelo serviço, como Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) utilizados; e higienização com álcool 70% nas áreas de toque ao entrar e sair do veículo.

Na ação, foram fornecidos informes com os Protocolos Sanitários do Município de Campinas, disponíveis no site covid-19.campinas.sp.gov.br , de forma a oferecer orientações aos estabelecimentos, considerando que todo o trabalho realizado possui também caráter pedagógico.

Vale destacar que a fase amarela do Plano São Paulo chama a atenção para um o momento que exige cuidados, responsabilidade e conscientização por parte dos estabelecimentos e de seus clientes quanto ao cumprimento das determinações de enfrentamento da Covid-19.

São importantes os cuidados a serem adotados durante a pandemia: fazer uso adequado de máscaras de proteção, higienizar as mãos frequentemente e respeitar ao distanciamento social a fim de evitar aglomerações, entre outras, lembrando que o relaxamento de tais medidas podem levar ao retrocesso de fase do Plano São Paulo.

A Prefeitura de Campinas lembrou que possui um canal de comunicação para denúncias, sistema 156, caso sejam observadas situações contrárias às disposições estabelecidas em relação à contenção da Covid-19.

Escrito por:

Gilson Rei