Publicado 12 de Setembro de 2020 - 11h00

Por Alenita Ramirez

Bandidos roubavam lojas com facas, funcionárias e clientes mulheres no bairro Cambuí, em Campinas

Divulgação

Bandidos roubavam lojas com facas, funcionárias e clientes mulheres no bairro Cambuí, em Campinas

Em uma ação conjunta, as polícias Civil e Militar prenderam na última sexta-feira (11), dois homens, um de 25 anos e outro de 32 anos, suspeitos de cometerem diversos assaltos em lojas do bairro Cambuí, em Campinas. A dupla usava facas, agia em horário perto do almoço e tinha como alvo estabelecimentos ocupados por mulheres – clientes e funcionários. Os suspeitos foram pegos após uma tentativa de roubo em uma loja de roupas e acessórios importados. O homem mais velho tem diversas passagens criminais.

De acordo com o investigador-chefe do 13º Distrito Policial (DP), Marcelo Hayashi, a dupla age no bairro há, pelo menos, dois meses. Só nos últimos 21 dias, foram registrados três roubos e uma tentativa, em lojas, inclusive de alto padrão, localizadas na Rua Maria Monteiro, uma das principais vias mais movimentadas do bairro.

Os criminosos têm como modus operandi abordar as vítimas com facas e em seguida pegam joias, celulares e dinheiro pessoal e depois dinheiro do caixa do estabelecimento e fogem deixando as vítimas trancadas no banheiro.

Uma das ações aconteceu perto do meio dia desta sexta-feira na loja de roupas e acessórios importados. No local estava uma vendedora e o gerente. Eles fingiram ser clientes, mas a vendedora desconfiou, já que a dupla não tinha características de clientes. “Enquanto a vendedora foi atendê-los, o gerente, que já imaginou que seria um assalto, saiu e foi para fora, de onde ligou para a polícia. Quando a funcionária ficou só, um deles encarou a moça e alertou o outro homem para agir. A vendedora então correu”, contou Hayashi.

O gerente acionou a PM que conseguiu localizar os suspeitos algumas quadras adiante da loja, mas na mesma rua. Com a dupla, foram localizadas duas facas, que foram apreendidas. Os dois foram levados para a delegacia, onde, após análise dos policiais civis dos casos já registrados e de imagens de sistema de segurança, constatou-se ser os mesmos criminosos que roubaram outras três lojas na mesma via. “Como não houve anúncio do roubo pois a vítima fugiu antes, realizamos preliminarmente a apreensão das facas. Mas ao interrogarmos as vítimas anteriores, que os reconheceram, ver as imagens gravadas, chamamos os funcionários desta última loja e entendemos que houve a tentativa, assim demos voz de prisão aos dois autuados”, disse o investigador-chefe. “O trabalho em conjunto da Polícia Civil e Militar no bairro Cambuí ocasionou na prisão de uma dupla que atuava com violência contra comerciantes e clientes mulheres da região. Ambos foram presos em flagrante e responderão por mais três crimes de roubos a estabelecimentos comerciais, por enquanto”, disse o delegado Cássio Vita Biazolli.

De acordo com Hayashi, as investigações seguem para identificar mais vítimas. A dupla foi presa e levada para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial (DP), no bairro São Bernardo.

Escrito por:

Alenita Ramirez