Publicado 23 de Setembro de 2020 - 12h06

Por Agência Anhanguera de Notícias

A maior parte das ações da campanha estdual tem cunho educativo

Wagner Souza/AAN

A maior parte das ações da campanha estdual tem cunho educativo

Até a próxima sexta-feira, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Secretaria Estadual de Logística e Transportes (SLT) e as 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias deverão colocar em operação uma programação especial para a Semana Nacional do Trânsito. Serão mais de 100 intervenções a serem realizadas em 65 municípios paulistas. Neste ano, a campanha do Governo de São Paulo tem como mote "Sem Respeito Não Dirija".

O tema principal da campanha será "Perceba o risco, proteja a vida" e ganhará amplo espaço nas redes sociais da Artesp, da SLT, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e das concessionárias, bem como nos 388 painéis eletrônicos (PMVs) distribuídos ao longo dos 10,8 mil quilômetros de malha rodoviária concedida, e dos outros 14 mil km das rodovias administradas pelo DER que exibirão mensagens como "Não use o celular enquanto dirige", "Se beber, não dirija", #Sem respeito não dirija".

Além disso, 118 faixas de conscientização e também dicas de segurança viária serão expostas em diferentes pontos, para ressaltar os cuidados para uma direção segura.

A maior parte das ações terá cunho educativo, com direcionamento para cada tipo de público, mas os serviços de saúde também integram o cronograma. Os motoristas, por exemplo, receberão recomendações sobre os cuidados com a transmissão da Covid-19 e a importância de usar o cinto de segurança, inclusive, no banco de trás. Eles poderão passar por exames clínicos básicos, como medição de pressão e temperatura, e receber dicas de saúde para enfrentar as viagens diárias, no caso daqueles que pegam estrada para chegar ao trabalho. Durante a madrugada, haverá orientação sobre os perigos de se dirigir com sono, na campanha "Acorda, motorista".

Aos caminhoneiros, serão distribuídos kits higiene, com álcool em gel e máscaras, informativos sobre os riscos de dirigir cansado ou por muitas horas seguidas, e abordagem educativa, em parceria com o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), com atividades de cidadania e saúde.

A campanha "Viva Motociclistas" disponibilizará produtos para limpeza de capacete e instalação de antenas. Além disso, haverá ação educativa em apoio à operação "Cavalo de Aço", da Polícia Militar Rodoviária, com distribuição de kits higiene em pontos estratégicos das rodovias. (Da Agência Anhanguera)

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias