Publicado 28 de Agosto de 2020 - 5h30

O espaço Casa de Eva sedia a mostra Um Jardim em Floresta, de Claudia Tavares, fruto de 4 anos de trabalho da artista que além da mostra, resultou numa tese de doutorado e em um curta metragem homônimos. A exposição apresenta 29 obras em diversos suportes (fotografias, aquarela, vídeos e objetos de forma instalativa) na qual a artista situa-se na travessia entre natureza, paisagem e espaço vivencial.

Um jardim em Floresta parte da observação da artista, de uma umidade que brotava pelas paredes de seu ateliê no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, para tentar criar a transposição entre o excesso e a falta. Assim, a artista resolve levar a água acumulada por aparelhos desumidificadores, em garrafas, para um lugar de absoluta secura, o sertão de Floresta, lugarejo de Pernambuco, e lá construir um jardim a ser regado com a água transportada.

Um jardim em Floresta ganhou o edital do Palácio das Artes, em Belo Horizonte e ficou exposta na capital mineira de abril a julho de 2018, ocupou também a galeria do térreo do Paço Imperial entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Até 13 de outubro, às quartas e quintas-feiras, das 14h às 18h, na Casa de Eva (Rua Desembargador Antão de Moraes, 588, Cidade Universitária II, Barão Geraldo). Entranda franca. (AAN)