Publicado 27 de Agosto de 2020 - 5h30

Lançado em 2017, o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Animação de Campinas, Café, um Dedo de Prosa agora está disponível em DVD. O evento de lançamento será nesta quinta (29), no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, com a exibição do filme e uma exposição de 14 desenhos inéditos do diretor, sobre temática do café, mas elaborados antes do filme, feitos em lápis de cor.

A agenda do mês de agosto inclui também uma sessão gratuita e aberta ao público na cidade de São Bernardo do Campo (SP), no Centro Áudio Visual, no dia 26, com um bate-papo com Squarisi. Já no dia 19 outubro, o longa integra a programação do Festival MIC Nossa Terra, na Cinemateca de Curitiba.

A animação Café, um dedo de Prosa narra de modo leve e bem-humorado a trajetória do café, mostrando sua importância na história do Brasil. Tudo começa a partir do encontro de dois amigos - Vera Holtz e Wandi Doratiotto - em uma cafeteria. Apaixonados pela bebida, eles travam um bate-papo informal e descontraído, que se mescla a uma trilha sonora original, com canções de Wandi Doratiotto e Danilo Moraes.

Acompanhando esse diálogo, o público vai descobrindo muitas curiosidades sobre a bebida mais popular do país, sua importância histórica e influência na economia, política e até na cultura brasileira. São questões como escravidão, Semana de Arte Moderna, imigração e muitas outras, apresentadas sempre de modo bem-humorado e divertido, sem abandonar a preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro A História do Café, de Ana Luiza Martins.

Com 72 minutos, o filme é resultado de seis anos de trabalho, concluídos em 2014. Em 2017, estreou nos cinemas de São Paulo, com codistribuição da Spcine, empresa de desenvolvimento do audiovisual da Prefeitura de São Paulo, e distribuição Polifilmes.

Café, um Dedo de Prosa é o primeiro longa-metragem de Maurício Squarisi, que nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975. Chegando aos 45 anos de atuação e cerca de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Os interessados em adquirir o DVD devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Agende-se

O quê: Café um Dedo de Prosa - Lançamento do DVD, exibição do filme e exposição de desenhos de Maurício Squarisi

Quando: Quinta-feira (29), às 19h

Onde: Museu da Imagem e do Som - MIS (Rua Regente Feijó, 859, Centro)

Quanto: Entrada franca