Publicado 26 de Agosto de 2020 - 21h43

Por AFP

Veículos militares russos e helicópteros de combate cercaram dois automóveis blindados dos Estados Unidos nesta quarta-feira (26) no nordeste da Síria, um incidente que feriu soldados americanos, informou a Casa Branca.

Vídeos do confronto publicados no Twitter, aparentemente gravados por transeuntes e pelas próprias tropas russas, mostram o que parecem ser seus veículos e helicópteros tentando bloquear os americanos e, em seguida, os obrigando a se afastarem da área, perto de Dayrick.

Os veículos parecem colidir entre si e, em determinado momento - possivelmente no início do confronto - um dos helicópteros voa muito baixo sobre os americanos, submetendo-os à força do ar produzida por sua hélice.

O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca (NSC) informou em nota que um veículo russo encurralou uma caminhonete blindada dos EUA contra minas, "ferindo seus passageiros".

Nem o NSC nem o Pentágono deram mais detalhes sobre a gravidade dos ferimentos ou o número de vítimas.

O porta-voz do NSC, John Ullyot, disse que os veículos dos EUA faziam parte da coalizão contra o grupo Estado Islâmico (EI) e atuavam como patrulha de segurança.

"Ações inseguras e pouco profissionais como essa representam uma violação dos protocolos ... com os quais os Estados Unidos e a Rússia se comprometeram em dezembro de 2019", disse Ullyot.

Tropas dos Estados Unidos e da Rússia interagem com frequência na Síria, mas os confrontos entre eles são raros.

pmh/to/piz/llu/jc/mvv

Escrito por:

AFP