Publicado 19 de Junho de 2020 - 15h18

Por Gustavo Magnusson/AAN

Mauren Luiza Bender é head de mídia e performance da Portal Publicidade

Arquivo Pessoal

Mauren Luiza Bender é head de mídia e performance da Portal Publicidade

Neste próximo domingo, 21 de junho, é comemorado o Dia do Mídia, em homenagem a este profissional que exerce papel estratégico dentro do mercado publicitário, planejando e veiculando as campanhas criadas pelas agências de propaganda para seus clientes. A data é celebrada desde 1977, quando foi instituída pela Central de Outdoor. Por conta da ocasião comemorativa, o Correio Popular publica hoje, sexta-feira, a segunda parte da série de reportagens que discute a importância e as responsabilidades da profissão, as particularidades e transformações de seu exercício, além de verificar os desafios enfrentados pela classe em meio à pandemia do novo coronavírus.

Com atuação de uma década na área, Mauren Luiza Bender atualmente é head de mídia e performance da agência Portal Publicidade, que atende vários clientes, entre eles a Unimed Campinas. Segundo Mauren, graduada em Propaganda e Marketing pela ESAMC, o seu desejo sempre foi trabalhar como profissional de mídia desde o início da faculdade. "Escolhi fazer Publicidade porque eu queria ser mídia, diferentemente da maioria dos alunos que entram na faculdade pensando no curso e depois escolhem alguma área específica. Eu também já tinha muita vontade de trabalhar na Portal Publicidade e tive a sorte de encontrar no meio do caminho o Denis [Santos], profissional de mídia que era meu professor na época. Ele fez com que eu me apaixonasse ainda mais pela área e me contratou para ser estagiária da Portal, em 2010", conta Mauren, que completou 10 anos de agência no último mês de abril. "Olhando para esse meu tempo de Portal, o que me encanta e não me deixa desanimar em ser mídia é que sempre surge um desafio diferente. Uma das coisas que eu mais gosto é o dinamismo da profissão e o quanto a gente tem se transformado ao longo dos anos. Passamos por uma transição intensa da digitalização, com o ambiente on-line entrando, os clientes demandando isso, os veículos de comunicação se adaptando e com novos players no mercado. O que aconteceu da última década para cá foi apenas uma amostra do que ainda vem por aí, porque todo dia tem alguma coisa nova aparecendo", garante.

Além da transformação digital, a profissão de mídia também passa por uma mudança inevitável e sem precedentes decorrente da pandemia do novo coronavírus. "O mídia não estuda o meio, estuda as pessoas e, por consequência, o meio. Então, o que a gente analisa é a jornada desse consumidor e o comportamento dele, isto é, o que ele está consumindo por conta do hábito que tem. A partir disso, entendemos quais veículos e meios de comunicação estão nessa jornada. Pessoas sempre vão existir, comportamentos vão mudar, ainda mais nessa fase que estamos vivendo. O que estamos vendo nesses 3 meses de isolamento social é um novo comportamento de consumo de meios", avalia Mauren Bender.

Para enfrentar a ameaça do contágio pandemia da Covid-19, a agência Portal Publicidade estabeleceu de imediato operação em home office e o resultado dessa alteração na rotina de trabalho tem sido bastante satisfatório. "Temos uma cultura organizacional baseada em 5 pilares: time, reconhecimento, autonomia, transformação e operação. Diante disso, houve uma preocupação de como faríamos para manter a integração entre as pessoas, fazendo com que elas se sentissem com autonomia mesmo não tendo algum suporte em determinado momento por conta do distanciamento, mas felizmente o time surpreendeu de maneira geral. Todo mundo está com uma entrega super legal, tentando criar metodologias para estarmos mais próximos. Fazemos reuniões diárias de alinhamento do time e conferência mensais com todos da agência. Tem sido uma grata surpresa e estamos super felizes com o resultado", celebra Mauren Bender. "Criamos um projeto chamado 'Portal Talks', onde a gente traz profissionais do mercado para nossa construção e evolução pessoal. Tivemos, por exemplo, psicólogos, educadores físicos e educadores financeiros para agregar algo além da profissão nesse momento em que todos estamos isolados e perdemos o dia a dia", explica. A área de Mídia e Performance da Portal Publicidade possui dois departamentos: o de Mídia, em que Mauren Bender atua junto com Flávia Tonon e Afonso Mascarelo; e o de Dados e Insights, focado em performance e análise de campanhas digitais, composto por Eduardo Detoni e Débora Bozza.

Diante do atual contexto, Mauren Bender projeta o mercado da publicidade e o profissional de mídia no cenário pós-pandemia. "Eu ainda tenho muita dúvida sobre esse 'novo normal' que todos falam, pois está demorando para chegar e temos que ver se vamos lembrar de tudo que aprendemos. O que vai ficar é essa transformação em relação ao ambiente digital, no sentido de que nem toda relação vai necessitar do contato físico. Um exemplo é a venda de carros. Atendemos concessionárias e nunca imaginamos que seria possível vender um carro sem fazer test-drive ou visitar a loja pelo menos uma vez", diz.

Por fim, a head de mídia e performance da Portal Publicidade deixa uma mensagem para os jovens estudantes de Publicidade que buscam se tornar mídia. "Para os profissionais da nova geração, peço que olhem com carinho para mídia. Vejo muitos alunos de faculdade assustados por pensar que fazer Publicidade é escapar de Exatas. Nós somos a área Exata da Publicidade, mas é um caminho e com certeza o futuro da Publicidade está olhando para o Big Data, para os dados e para os números. Acho que o profissional de mídia tem muito potencial para isso, então é uma área em crescimento. Se as novas gerações souberem usar bem esses, com certeza serão bem-sucedidos também", finaliza Mauren Bender.

Escrito por:

Gustavo Magnusson/AAN