Publicado 18 de Junho de 2020 - 16h33

Por AFP

Uma estátua de Cristóvão Colombo foi removida de San Francisco nesta quinta-feira, porque as ações do navegador "não merecem ser veneradas", anunciaram autoridades locais.

A medida foi tomada logo depois que oficiais do estado americano da Califórnia informaram que uma estátua de Colombo seria removida de sua capital, Sacramento, e se segue a uma onda de ordens envolvendo monumentos históricos, enquanto os americanos lidam com o legado do racismo.

"Foi removida porque não se alinha aos valores de San Francisco ou ao nosso compromisso com a justiça racial", informou a representante da Comissão de Artes da cidade, Rachelle Axel. O monumento foi retirado na madrugada de hoje, por ordem do prefeito, e guardado em um depósito.

A estátua havia sido vandalizada três vezes na última semana. "Neste momento importante em nosso país, todos nós analisamos as formas como o racismo institucional e estrutural está impregnado em nossa sociedade. A arte pública não é uma exceção", publicou a Comissão de Artes.

A chegada de Colombo ao "Novo Mundo", em 1492, foi celebrada durante muito tempo nos Estados Unidos, mas o legado do explorador europeu foi revisto recentemente, devido ao tratamento brutal dispensado pelos colonizadores aos nativos americanos.

amz/jm/gfe/yow/lb

Escrito por:

AFP