Publicado 17 de Junho de 2020 - 14h16

Por AFP

A NBA publicou na terça-feira os detalhes do entorno em que seus jogadores retomarão a temporada na Disney, onde o isolamento por causa do coronavírus será amenizado com música ao vivo, golfe e serviços pessoais.

Em um memorando enviado pela Associação de Jogadores (NBPA) aos times, ao qual a imprensa americana teve acesso, também estão descritas as pautas sanitárias e de segurança que serão estabelecidas no complexo esportivo da Disney em Orlando, na Flórida, diante da ameaça do vírus.

Os jogadores que optarem por não participar da conclusão da temporada 2019-2020, que será retomada em 30 de julho, terão que comunicar sua decisão antes de 24 de junho.

As equipes chegarão à "bolha" de Orlando entre 7 e 9 de julho, com exceção do Toronto Raptors, que optou por deixar o Canadá mais cedo e e se instalar no complexo da Disney em junho, explicou o site especializado The Athletic.

Os protocolos de prevenção serão ativados na chegada das equipes, que poderão contar com no máximo 35 funcionários. Os jogadores ficaram isolados em seus quartos até que dois exames de detecção de coronavírus deem negativo em um intervalo de 24 horas.

"Os jogadores terão a opção de usar um alarme de proximidade que apitará caso fiquem mais de 5 segundos a menos de 2 metros de distância de outra pessoa que também estiver usando o alarme", explicou o memorando.

Os jogadores também poderão usar um anel inteligente (Oura) para ajudar na detecção precoce de contaminação através da medição de temperatura e frequência respiratória e cardíaca.

Todas as pessoas que estiverem no chamado "NBA Campus" serão submetidos regularmente a exames da COVID-19 e terão que usar máscaras, com exceção dos momentos em que estiverem se alimentando, em seus quartos, nos treinos ou realizando atividades ao ar livre longe de outras pessoas.

O Campus abrange o complexo esportivo Wide World of Sports (mais de 90 hectares), três hotéis da Disney World, quadras de treinamento separadas e outras zonas, como um campo de golfe e uma instalação médica.

De acordo com o The Athletic, cada equipe pôde escolher um hotel seguindo sua posição na tabela de classificação da temporada, com o Milwaukee Bucks e o Los Angeles Lakers, primeiros colocados das Conferências Leste e Oeste, escolhendo primeiro.

A partir de 21 de julho, os jogadores poderão começar a compartilhar refeições e atividades sociais, como o golfe, tênis de mesa, videogames e jogos de cartas com as pessoas hospedadas no mesmo hotel, mas sempre respeitando a distância mínima de 2 metros.

No Campus, os jogadores terão à disposição shows com DJs, exibições de filmes, sinuca, além de serviços de barbearia, manicure, yoga e meditação.

Cada atleta receberá três refeições diárias da Disney e não poderá encomendar comida fora do Campus. Os jogadores, porém, poderão contratar um chef particular caso queiram.

A NBA garantiu que um dos objetivos em Orlando será promover debates e iniciativas a favor da atual luta pela igualdade racial e outras causas sociais.

Ninguém poderá deixar o Campus sem autorização por motivo de força maior, como atendimento médico especializado, nascimento de um filho ou falecimento de um parente.

Escrito por:

AFP