Publicado 19 de Abril de 2020 - 5h30

O Governo do Estado de São Paulo informou na última semana que antecipou a abertura do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Campinas para reforçar a rede de assistência aos casos da Covid-19 na região. A unidade de saúde localizada na Avenida Prefeito Faria Lima, no Parque Itália, teve seu perfil reprogramado para focar no atendimento com caráter hospitalar. O funcionamento estava previsto para o final deste mês, mas ocorre desde a última segunda-feira. Inicialmente, foram ativados cinco leitos clínicos. Na última semana, entrariam em funcionamento outros 10 clínicos e mais 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto. Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann explicou que “este novo AME foi revocacionado, ou seja, adaptado para atendimentos clínicos e internações a fim de reforçar a estrutura regional de atendimento aos casos da Covid-19. Os leitos são para atender a região de Campinas e regulados via Sistema de Regulação de Vagas (CROSS)". Após a pandemia, completou, o AME deverá retomar seu perfil ambulatorial.A unidade foi construída por meio do programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram investidos, no total, R$ 51 milhões para a obra e compra de equipamentos. O prédio tem uma área construída de mais de 7 mil m² em um terreno de 14 mil m², que conta ainda com um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Programa Saúde em Ação, inaugurado em 2019.A área física interna da unidade foi preparada para a instalação dos leitos de internação e para o acolhimento dos casos da Covid-19. Convencionalmente, os AMEs ofertam consultas, exames e procedimentos de menor complexidade, mediante agendamento.

Área dos Patrulheiros recebe o Hospital de Campanha

A Prefeitura de Campinas confirmou na última semana que o Hospital de Campanha será instalado na área dos Patrulheiros, na Avenida das Amoreiras, próximo ao Hospital Mário Gatti, no bairro São Bernardo. A unidade terá gestão da Administração Municipal, contará com 108 leitos de enfermaria, exclusivos para casos de Covid-19 de baixa complexidade, e será montado pela Associação Expedicionários da Saúde.

De acordo com o prefeito Jonas Donizette (PSB), o início das operações será com 36 leitos instalados no ginásio de esportes. O prefeito planeja ainda a montagem das estruturas, adequações e a contratação de um parceiro filantrópico para realizar os atendimentos. Na segunda etapa, mais 72 leitos serão instalados em 12 módulos nas outras áreas do prédio. (AAN)