Publicado 18 de Abril de 2020 - 9h11

Por Da Agência Anhanguera

No repertório do concerto, trechos do oratório O Messias, de Haendel

Divulgação

No repertório do concerto, trechos do oratório O Messias, de Haendel

Um registro histórico e pulsante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas está na programação deste fim de semana no canal Cultura Abraça Campinas, transmitido pelo Youtube. Sob a batuta do maestro Benito Juarez, o público poderá revisitar o concerto realizado no Theatro Municipal de São Paulo, em 13 de dezembro de 1975. No repertório, trechos do famoso oratório O Messias, de Georg Friedrich Haendel (1685-1759). A apresentação contou com as participações do Coral da Universidade de São Paulo e dos solistas Sônia Born (soprano), Lenice Priolli (contralto), Cláudio Lísias (tenor) e Ziunglio Faustini (baixo). A transmissão online será neste sábado, 18, às 19h.

Benito Juarez atuou como regente e diretor artístico da Sinfônica por 25 anos (de 1975 a 2001). Conquistou diferentes públicos pela pluralidade de repertórios, que transitaram entre o erudito e o popular. Comprometida com seu tempo musical e histórico, a Sinfônica participou dos comícios das “Diretas Já”, em abril de 1984, em São Paulo, em momento antológico.

Da memória afetiva da Sinfônica de Campinas, o canal Cultura Abraça Campinas apresenta ainda o ineditismo do Coletivo Barbante neste domingo, 19, às 19h. O conjunto traz seu primeiro videoarte com arranjo inédito de Nada será como antes, de Milton Nascimento. O coletivo é composto por 40 músicos conectados em quatro países, além de profissionais técnicos, que colaboraram, cada um em sua casa, para o resultado do trabalho. A canção ganhou um toque ainda mais caloroso ao unir músicos de tantos lugares para celebrar, em momento marcado pelo distanciamento.

Cultura Abraça Campinas é o canal do Youtube oficial da Secretaria de Cultura. Por meio dele, a população tem acesso a uma programação cultural virtual, de modo que as expressões culturais sejam ligadas pelo fio da solidariedade. Pelas redes sociais, os artistas fazem o que sabem com maestria: tocar as pessoas. Assista ao canal, inscreva-se e use a #cultura_abraca para espalhar a produção de Campinas pelas redes sociais. Para participar, enviar conteúdo para [email protected]

Escrito por:

Da Agência Anhanguera