Publicado 17 de Abril de 2020 - 15h23

Por Estadão Conteúdo

Compositor, Aldir Blanc tem como parceiros grandes nomes da MPB

Divulgação

Compositor, Aldir Blanc tem como parceiros grandes nomes da MPB

O cantor e compositor Aldir Blanc está internado no Rio de Janeiro com suspeita de Covid-19. Seu estado de saúde é grave. O artista de 73 anos foi internado na sexta-feira, 10, no Centro de Emergência Regional (CER) do Leblon, zona sul do Rio, com sintomas de infecção urinária e pneumonia. Uma de suas filhas, Isabel, com apoio de artistas e amigos do compositor, lançaram uma campanha de arrecadação de recursos para transferí-lo para uma unidade particular de saúde. Assim, na quarta-feira (15) ele foi transferido para o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), na zona norte do Rio, e foi para o CTI. As primeiras informações descartavam a possibilidade da Covid-19, mas novos exames apontaram outro caminho.

"Ainda aguardando o boletim sobre o quadro atualizado do meu pai", escreveu Isabel na última quarta-feira. "Os médicos analisaram as imagens da tomografia realizada e há indicativos de Covid-19. Que nossa fé e amor o encham de luz e proteção."

São parcerias dele com João Bosco muitas canções de enormes sucesso na música popular brasileira, como O Bêbado e a Equilibrista, Bala com Bala, O Mestre-Sala dos Mares, De Frente Pro Crime, Corsário, Cabaré e Caça à Raposa, além de outras centenas de letras e composições, e uma também extensa obra como cronista. Seu livro Rua dos Artistas e Arredores (1978) inaugura a coleção Aldir70, lançada pela Mórula Editorial e composta por cinco volumes. A primeira edição do livro é da editora do jornal O Pasquim, a Codecri, e foi lançada em 1978. Na Codecri a obra ganhou duas reedições, sendo ainda reeditado pelo Círculo do Livro (1980).

Além de João Bosco, Aldir fez parcerias com grandes nomes da MPB, como Guinga, Carlos Lyra, Moacyr Luz, Rosa Passos, Ivan Lins, Cristovão Bastos, Maurício Tapajós e Roberto Menescal, entre tantos outros. João Bosco, que lançaria hoje (17) seu álbum Abricó-de-Macaco, nas plataformas digitais, adiou o lançamento por causa do estado de saúde de Aldir Blanc, seu parceiro e amigo de longa data. A decisão foi tomada junto com a gravadora, segundo nota divulgada à imprensa. A previsão agora é para maio. 

Escrito por:

Estadão Conteúdo