Publicado 20 de Abril de 2020 - 10h37

Por Maria Teresa Costa

Jonas Donizette, prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Divulgação

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), afirmou, em nota divulgada nesta manhã, que “o sistema de pesos e contrapesos que sustenta a democracia brasileira foi, mais uma vez, desavergonhadamente testado nesse domingo. O presidente da República, Jair Bolsonaro, em mais um despropósito, participou de manifestação que bradava pelo fechamento do Congresso Nacional”.

O presidente participou de ato que pedia intervenção militar, no domingo, em Brasília. Para a entidade, que reúne municípios com mais de 80 mil habitantes, o presidente da República tem um papel que não pode usar de evasivas sobre a democracia.

“Nem mesmo na caserna há lugar para flertar com a ditadura militar, sob pena de o capitão perder seu cargo para um general. O mundo atravessa uma pandemia de proporções ainda não conhecidas. O inimigo é o novo coronavírus. A guerra deve ser contra ele”, afirmar a nota.

Para os prefeitos, está na hora de instituir o gabinete da esperança, o gabinete da federação, o gabinete do Brasil, porque o ódio está levando o país para um cenário ainda mais sombrio, que já traz constrangimentos até às forças armadas e ridiculariza o país internacionalmente.

“É lastimável que em meio a milhares de velórios trágicos e rápidos, o iminente colapso do sistema de saúde e a incerteza diante da pandemia que apavora, o Brasil siga esse torpe caminho, siga nessa encruzilhada”, afirma a nota.

Escrito por:

Maria Teresa Costa