Publicado 05 de Março de 2020 - 12h39

Por Da Agência Anhanguera

Natural de Diadema (SP), pianista Cristian Budu é uma nova referência no universo da música clássica

Kate Lemmon/Divulgação

Natural de Diadema (SP), pianista Cristian Budu é uma nova referência no universo da música clássica

A Sala Watari, espaço dedicado à música de câmara no distrito de Barão Geraldo, inicia sua temporada de concertos deste ano com a apresentação do pianista brasileiro Cristian Budu, neste sábado, 7 de março. O artista, que já foi atração na sala em outubro passado, neste concerto faz uma homenagem aos 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven (1770 – 1827), com interpretações de obras memoráveis do compositor alemão.

Brasileiro filho de romenos, Cristian Budu desponta como uma nova referência no mundo do piano. Vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil (2013), na Suíça – mais importante conquista internacional de um pianista brasileiro nos últimos 25 anos –, Cristian ganhou também prêmios como Instrumentista do Ano (2017) da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), Melhor Concerto do Ano (2016) no Guia da Folha, e na Gramophone (2017), principal veículo da crítica internacional, entrou para as ultrasseletas listas “Top 10 Recent Beethoven Recordings” e “Top 10 Chopin Recordings”. Seu primeiro CD solo ganhou o “Editor’s Choice” na Gramophone e “5-Diapasons” na Diapason.

Cristian cresceu em Diadema (SP) e foi aluno do Instituto Brincante, onde conheceu o multiartista Antônio Nóbrega, com quem fez várias colaborações, incluindo um recital completo de música brasileira. Nos Estados Unidos, integrou um quarteto de música brasileira que venceu o Honors Competition do New England Conservatory de Boston. No Brasil, é criador do projeto de saraus Pianosofia (http://www.pianosofia.com), que tem parceria da Sociedade Cultura Artística.

Sala Watari

A curadoria dos eventos na Sala Watari está a cargo de Mauricy Martin, músico e professor no Instituto de Artes da Unicamp, com assessoria cultural da Direção Cultura. Ainda no primeiro semestre, a casa recebe o Duo Cracow (2/5) e Lucas Thomazinho (27/6), e já é possível adquirir os ingressos para a temporada completa de 2020 a preço promocional direto pelo site da Sala Watari A programação completa está disponível no site: http://www.salawatari.com/programacao2020.

Cenas líricas de Chiquinha Gonzaga

A música de Chiquinha Gonzaga influenciou e inspirou gerações de compositores e é presença permanente no repertório de canções brasileiras clássicas. Dentro do projeto Cultura no Centro, um recital teatralizado lembrará Chiquinha Gonzaga e suas canções nesta sexta, 6, às 19h30, no Centro de Ciências, Letras e Artes (Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, fone: 3231-2567).

Integra esta homenagem da ABAL Campinas o vernissage da exposição Chiquinha Gonzaga em traço e tintas, com quadros de artistas plásticos do Centro Campineiro de Artes e Folclore, da curadora da Galeria do CCLA, Marly Stracieri. Com as sopranos Norma Peyer e Marina Gabetta e o pinista José Francisco da Costa.

AGENDE-SE

O quê: Cristian Budu – homenagem aos 250 anos de nascimento de Beethoven

Quando: Sábado (7/3), às 20h

Onde: Sala Watari (Estrada da Rhodia, Km 16 s/nº, Barão Geraldo)

Quanto: R$ 60,00 (Informações e reservas pelo telefone ou e-mail: (19) 98968-4848 – [email protected]; e on-line no https://appticket.com.br/sala-watari-2020-cristian-budu. Ingressos para a temporada completa a preço promocional: https://appticket.com.br/temporada-2020-sala-watari.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera