Publicado 08 de Março de 2020 - 12h09

Por Gilson Rei

O Estado de São Paulo ocupa o 2º lugar em número de cervejarias do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul

Divulgação

O Estado de São Paulo ocupa o 2º lugar em número de cervejarias do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul

A 4ª edição do Champions Beer — que elege a melhor cerveja artesanal na opinião do público — termina hoje no Galleria Shopping, depois de três dias de atrações e novidades. O evento é gratuito e acontece das 11h às 20h. Foi preparada para o público uma arena no estacionamento do shopping, próxima ao restaurante Outback.

Entre as atrações previstas para esta edição, estão 16 cervejarias artesanais do Interior paulista e de outros Estados, música ao vivo — com a apresentação de mais de dez bandas — e diversas opções gastronômicas, dando ênfase ao churrasco.

As avaliações das melhores cervejas serão feitas pelo público. "Durante os três dias de evento, será disponibilizado um link para os visitantes registrarem seus votos. Cada pessoa poderá votar uma única vez" , explicou João Paulo Silva, organizador do Champions Beer.

Para a área da alimentação foi selecionado um grupo de chefs em food trucks com gastronomia diferenciada. Neste ano, a organização decidiu dar ênfase ao churrasco, um dos pratos preferidos dos consumidores de cervejas. "Queremos trazer receitas e sabores de locais diferentes, criando uma experiência única para o público de Campinas" , explicou Silva.

O evento vai contar também com apresentações musicais de dez bandas, que vão se revezar no palco. Na área coberta ampliada para o evento, as crianças terão um espaço kids com várias opções de brinquedos.

Leonardo Piantino, gerente-geral do evento, destacou o caráter de lazer. "O Champions Beer é um evento muito aguardado pelo público e tem total sinergia com o ambiente do Galleria. Reúne o melhor do universo cervejeiro, boa gastronomia, música e atrações para as crianças. Será uma ótima opção de lazer para as famílias", afirmou Leonardo.

Entre as cervejarias que já confirmaram presença no 4º Champions Beer estão Los Compadres (Atibaia), Hausen (Araras), Burgman (Sorocaba), Cervejaria Campinas (Campinas), Tabuas (Campinas), Daoravida (Campinas), Landel (Campinas), Tesla (Campinas), Madalena (Santo André), Bier Inbox (Paulínia), Cervejaria IB (Campinas), Leuven (Piracicaba), Hop Flyers (Piracicaba), Reza Brava (Campinas), Brewto’s (Vargem Grande Paulista) e Schornstein (Pomerode/SC).

Mercado

O Estado de São Paulo ocupa a segunda posição em número de cervejarias do País, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Segundo a Prefeitura Municipal de Campinas, a Região Metropolitana conta com 18 cervejarias artesanais, sendo 11 delas instaladas em Campinas.

As microcervejarias estão conquistando também seu espaço no mercado e geram porção significativa de empregos e renda. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que as micro já representam 2,5% do mercado total de cervejas no Brasil e são responsáveis por 12% dos empregos diretos do setor.

Escrito por:

Gilson Rei