Publicado 05 de Março de 2020 - 11h13

Por Alenita Ramirez

Uma pane no sistema causou lentidão no atendimento da unidade do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) da Barreto Leme

Divulgação

Uma pane no sistema causou lentidão no atendimento da unidade do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) da Barreto Leme

Uma pane no sistema causou lentidão no atendimento da unidade do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) da Barreto Leme, no centro de Campinas, na manhã desta quinta-feira (5). Para a fila preferencial a demora de espera era em média de duas horas. Muitos segurados que estavam com perícias agendadas, acabaram desistindo e indo embora. Quem buscou por agendamento, também desistiu. A promessa dos funcionários é que o sistema normalize nas próximas horas.

Até por volta das 10 horas, ao menos 200 pessoas aguardava dentro da unidade. Maior parte, estava revoltada com a demora.

A desempregada Rosana Bernardo Pereira Viana, de 29 anos, tinha perícia marcada, mas não conseguiu pegar a senha para o atendimento. Ela ficou 1h45 na fila e quando foi atendida foi informada da falha no sistema e também para que voltasse outro dia. “Eles não dão informações corretas e me mandaram reagendar pela internet. Mas eu não tenho internet; E aí, como fica?”, disse.

O porteiro afastado Rubens Lopes Silva também desistiu do atendimento. Ele precisa implantar placas de platina nas duas pernas e está sem receber o benefício. Como tinha que pegar um neto na creche e sentia dores, decidiu por retornar outro dia. “Tenho que recomeçar tudo de novo. Hoje não dá para ficar esperando”, falou.

Em nota, o INSS informou que o local ficou sem acesso à rede desde as 7h, quando abriu para o atendimento ao público, mas que às 7h40, o acesso voltou, mas de forma lenta e intermitente. "A equipe técnica do INSS identificou que o problema foi devido à queima de um componente eletrônico do servidor local e já está providenciando a troca da peça" , citou sem fazer previsão de normalização, visto que o trabalho demandava, além da substituição do componente, a reconfiguração de todos os sistemas. "O problema não atinge outras agências" , enfatizou.

Em relação ao atendimento, o órgão informou que está atendendo todas as pessoas que têm hora agendada e, na medida do possível, aquelas que buscam documentos como extratos previdenciários e de pagamento. "É importante lembrar que 90 dos 96 serviços oferecidos pelo INSS já podem ser feitos pelo telefone 135 ou pelo site gov.br/meuinss, sem necessidade de se deslocar a uma agência" , citou.

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Alenita Ramirez