Publicado 05 de Fevereiro de 2020 - 16h19

Por Adagoberto F. Baptista

Fotos: Arquivo - Vestibular Unicamp 2020

Gilson Rei

Da Agência Anhanguera

[email protected]

A lista de aprovados em primeira chamada no Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi publicada ontem, cinco dias antes do previsto no calendário da Universidade. A divulgação estava prevista para 10 de fevereiro e é válida nas modalidades Vestibular Unicamp 2020, Enem-Unicamp 2020 e Vagas Olímpicas 2020.

Os estudantes aprovados devem fazer a matrícula virtual (via internet) entre hoje e 11 de fevereiro para garantir a vaga. Os nomes já estão disponíveis no site da Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest). Os convocados nesta chamada deverão realizar sua matrícula a partir das 9h de hoje até as 17h do dia 11 de fevereiro, exclusivamente na página da Comvest, utilizando o número de inscrição e a senha.

No momento da matrícula eletrônica, os candidatos deverão carregar uma foto para o cadastro de estudante e sua carteira estudantil, cuja primeira via é gratuita. A foto (gif, jpg, bmp ou png) deve ter o formato 2x2 polegadas (600X600 pixels) e deve ser tirada com fundo branco.

Vale lembrar que os estudantes que concorrem em mais de uma modalidade, quando aprovados em várias, deverão optar pelo curso em que desejam matricular-se, na mesma página eletrônica da Comvest.

Quem não realizar a matrícula eletrônica será excluído da modalidade. A segunda chamada de todas as modalidades será divulgada no dia 13 de fevereiro e a matrícula para os convocados nessa lista deverá ser realizada no dia 14 de fevereiro. As notas dos candidatos do Vestibular 2020 na segunda fase estarão disponíveis a partir do dia 13 de fevereiro.

Matrícula presencial

Todos os candidatos que realizarem a matrícula pela internet ainda terão mais um compromisso: fazer a matrícula presencial após a divulgação de seus nomes na lista da quarta chamada (em todas as modalidades) – a ser divulgada no dia 21 de fevereiro.

A matrícula presencial da quarta chamada será no dia 2 de março, nos respectivos campi, das 9 às 15 horas. A vaga só estará garantida após a matrícula presencial, no dia 2 de março. As orientações para matrícula e os documentos necessários estão disponíveis no Manual de Ingresso.

Durante as matrículas presenciais, os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais passarão pela Comissão de Averiguação. A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme o Edital do Vestibular.

Ao todo, o Vestibular da Unicamp oferece 2.570 vagas em 69 cursos de graduação, que representa 80% das vagas disponíveis na Universidade. As 20% restantes são reservadas à modalidade Enem-Unicamp. Há também vagas específicas para indígenas e estudantes com bom desempenho nas olimpíadas escolares.

Nesta edição, 12.106 candidatos fizeram as provas da segunda fase e o índice de abstenção foi o menor desde 2012, com 10,9% de candidatos desistentes. Na primeira fase, 66.833 candidatos concorreram.

RETRANCA – Atenção

O candidato que concorre em mais de uma modalidade, deve ficar atento. Ao ser convocado em uma das modalidades (em primeira ou em segunda opção) e realizar a matrícula, o candidato ficará excluído do outro processo de seleção.

A Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest) destacou que os estudantes aprovados em mais de uma modalidade devem optar por apenas um dos cursos para os quais foram aprovados. Ao escolher o curso de uma modalidade e efetuar a matrícula, o candidato fica excluído das demais modalidades de ingresso.

Caso o candidato seja convocado em um curso em uma modalidade, não será convocado para o mesmo curso em outras modalidades, ainda que não tenha efetuado a matrícula.

Os candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento).

Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão a vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação. (GR/AAN)

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista