Publicado 06 de Fevereiro de 2020 - 21h01

Por Da AFP


Spencer Platt/Getty Images North America/AFP

Bernie Sanders e Pete Buttigieg se encontravam nesta quinta-feira praticamente empatados nas primárias democratas de Iowa, com 97% dos votos computados. A cúpula do partido solicitou uma revisão desses resultados parciais, três dias depois do começo do caos causado por um problema técnico.

A cinco dias da próxima etapa das primárias, no estado de New Hampshire (noreste), Buttigieg tem 26,2% dos delegados em jogo em Iowa, contra 26,1% de Sanders, apesar de o senador socialista ter recebido mais votos.

Na quarta-feira, Buttigieg havia conseguido uma diferença de pouco mais de um ponto percentual, com 86% dos votos apurados.

Um dia antes, o político de 38 anos, há alguns meses praticamente um nome desconhecido na política americana, se proclamou vitorioso, em número de delegados, inclusive antes da divulgação dos resultados parciais.

"O que aconteceu com o Partido Democrata de Iowa é um escândalo", denunciou Sanders, ao se proclamar o vencedor, durante uma coletiva de imprensa em Manchester, em Nova Hampshire.

Aconteça o que acontecer, os rivais terão 11 delegados cada um, dos 41 de Iowa, estimou Sanders.

Escrito por:

Da AFP