Publicado 05 de Fevereiro de 2020 - 12h49

Por Da Agência Anhanguera

Zé Manoel é atração musical no Sesc Campinas

Divulgação

Zé Manoel é atração musical no Sesc Campinas

O jovem pianista pernambucano Zé Manoel chega meio que de surpresa ao cenário da nova música popular brasileira. Ele é considerado umas das revelações da música pernambucana da atualidade. Consegue aliar música independente e tradicional, sem perder a ousadia em suas interpretações.

Em 2015 lançou, seu segundo disco Canção e Silêncio, com patrocínio do Natura Musical, produção musical de Carlos Eduardo Miranda e produção de bases de Kassin, que também assumiu o baixo no trio formado por ele, pelo baterista Tutty Moreno e Zé Manoel.

Em seu segundo disco, o artista dá espaço a toda a profundidade de suas composições, sem medo de arriscar em águas escuras embebidas de jazz, Chopin, Satie, Edu Lobo, Chico Buarque e uma forte dose de Dorival Caymmi, em suas letras repletas de mares, nem sempre facilmente navegáveis.

O álbum conta com arranjos do maestro baiano Letieres Leite, do pernambucano Mateus Alves e do carioca Fabio Negroni e tem as participações especiais de Juliano Holanda (guitarra), Pupillo (bateria), Johann Brehmer (percussão) e da cantora pernambucana Isadora Melo.

Com lançamento no Japão pelo selo CORE PORT, Canção e Silêncio foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, com matérias nos principais jornais nacionais e em revistas japonesas especializadas em música latina e Jazz. Também figurou entre os primeiros colocados em várias listas de melhores álbuns brasileiros de 2015, inclusive no Japão.

Seu CD de estréia (Zé Manoel – 2012) com edição japonesa pelo selo Production Dessinee, teve duas músicas como parte da trilha sonora da série global Louco por Elas do diretor João Falcão.

Lançou ainda o Livro e CD infantil O Inventor do Sorriso, com o escritor Pernambucano Walther Moreira Santos, pela editora Melhoramentos.

Em novembro de 2016 pelo selo Joia Moderna, lançou o álbum Delírio de um Romance a Céu Aberto, produzido pelo DJ Zé Pedro e o produtor Thiago Marques, com participações de intérpretes como Ana Carolina, Ná Ozzetti, Tiganá Santana, Fafá de Belém. A música que dá nome ao disco, Delírio de Um Romance a Céu Aberto, parceria com Vanessa da Mata, recebeu cotação máxima do jornal O Globo, em matéria de Leonardo Lichote e resenha de João Máximo, crítica elogiosa de Mauro Ferreira, além do destaque dado pelos principais jornais de Recife, Fortaleza e Brasília.

Em Junho de 2017 estreou no Teatro Itália (SP) o show Delírio de um Romance a Céu Aberto, com direção e concepção artística de Paulo Borges e participações de Virgínia Rodrigues, Maryana Aydar, Fafá de Belé, Jussara Silveira, Juçara Marçal, dentre outros artistas.

Zé Manoel foi ainda vencedor na categoria Melhor Álbum Projeto Especial no 28º Premio da Música Brasileira 2017. Se apresentou no Festival MIMO etapa Olinda, e excursionou por Buenos Aires apresentando o projeto Capibaribe De La Plata, junto dos artistas pernambucanos Juliano Holanda, Isadora Melo e Rafael Marques.

AGENDE-SE

O quê: Zé Manoel

Quando: Quinta-feira, 6/2, às 20h30

Onde: Sesc Campinas (Rua D. José I, 270/333, Bonfim, fone: 3737-1500

Quanto: De R$ 9,00 a R$ 30,00 (À venda no portal http://sescsp.org.br/campinas e na bilheteria da unidade)

Escrito por:

Da Agência Anhanguera