Publicado 06 de Fevereiro de 2020 - 7h57

Por Daniel de Camargo

O sexto trecho dos Corredores BRT foi concluído, totalizando até agora mais de 11km de vias exclusivas

Matheus Pereira/ANN

O sexto trecho dos Corredores BRT foi concluído, totalizando até agora mais de 11km de vias exclusivas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), entregou ontem um trecho com extensão de 1,4km do Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde, na Avenida das Amoreiras, nos bairros São Bernardo e Parque Industrial. Foram liberadas para circulação de veículos as faixas exclusivas para ônibus e demais pistas reformadas da via, entre o viaduto da Rodovia Anhanguera (SP-330) e a Avenida Prefeito Magalhães Teixeira, na altura da Marginal do Piçarrão. 

Ao todo, aproximadamente 74 mil passageiros que utilizam 20 linhas diariamente serão beneficiados. O chefe do executivo destacou que as entregas são importantes para mostrar à população os resultados da obra. "Estamos entregando um trecho importante do BRT. Quando eu era garoto, do São Bernardo pra frente praticamente não existia mais cidade. Hoje, não é mais considerado bairro e sim centro expandido", disse. A região conta com diversos polos geradores de tráfego, tais como os hospitais Mário Gatti e Do Amor e a Escola Municipal Professora Geny Rodriguez, além de diversos comércios e agências bancárias.

Foi a sexta liberação de trechos dos Corredores BRT, totalizando mais de 11km de vias exclusivas do BRT abertos para circulação e cerca de 230 mil usuários beneficiados.

Secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro destacou que, em um primeiro momento, as faixas exclusivas do corredor serão utilizadas de forma expressa (sem paradas) pela linha 130 (Terminal Vida Nova/Terminal Central). "Antes da obra, o percurso levava, em média, em torno de 70 minutos. Agora, será feito em cerca de 40", comentou. Cerca de 2 mil passageiros que utilizam essa linha diariamente serão favorecidos.

As outras 19 linhas de ônibus, que circulam no trecho liberado da Amoreiras, seguem utilizando as paradas atuais, com embarque e desembarque pela faixa da direita. Barreiro informou ainda que o segundo trecho que será entregue em 2020 deve ser no Corredor Campo Grande, a partir do cruzamento entre as avenidas Transamazônica e John Boyd Dunlop, na entrada do Jardim Garcia, até o Hospital e Maternidade da Puc de Campinas. A liberação está prevista para março. "São quase 4 km de extensão", detalhou.

O trecho liberado é formado por seis faixas de rolamento, sendo quatro expressas para os veículos em geral (duas por sentido) e duas faixas exclusivas do sistema de transporte público (uma por sentido), junto ao canteiro central. As faixas por onde circulam os demais veículos receberam nova pavimentação. A região também recebeu paisagismo no canteiro central. A sinalização viária foi totalmente revitalizada, tanto a vertical (placas), quanto a horizontal (solo).

Também será liberada para circulação a transposição das Amoreiras pela Avenida Francisco de Paula Oliveira Nazaré, no sentido Centro. A velocidade máxima permitida passa a ser 50 km/h. As estruturas metálicas das futuras Estações BRT Parque Industrial e São Bernardo, que integram o corredor, estão montadas. A região liberada para circulação integra o Trecho 1 do Lote 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que vai ligar a região central até o Terminal Campos Elíseos, com 4,8 km de extensão. O valor total do lote é de R$ 66,5 milhões. No total, o Corredor BRT Ouro Verde tem 14,6 km de extensão.

Prazo

Jonas e Barreiro reforçaram que as obras devem ser entregues dentro do prazo previsto, em meados deste ano. Um decreto assinado pelo secretário em 27 de dezembro de 2019, foi publicado na edição de 22 de janeiro, do Diário Oficial, ampliando por nove meses o prazo de vigência de dois contratos com as empresas responsáveis pela implantação do BRT. Ambos explicaram que a medida foi estritamente administrativa. O esforço para cumprir a meta, classificou Barreiro, é gigantesco.

Dos 36,6km de corredores, mais de 20km já foram executados e outros 7,95km estão em execução. Das 18 obras de artes, 16 estão em execução.

Escrito por:

Daniel de Camargo