Publicado 07 de Fevereiro de 2020 - 9h59

Por AFP

O Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (5) o êxito no teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM) Minuteman III que havia recebido um novo dispositivo, esse acoplado com a finalidade de modernizar os velhos mísseis.

O lançamento ocorreu às 5h33 (no horário de Brasília), a partir da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, e o míssil percorreu 6.760 km sobre o Pacífico antes de cair na água, próximo a Kwajalein, nas Ilhas Marshall, anunciou a Força Aérea em um comunicado.

Segundo a Força Aérea americana, o teste é parte de um procedimento de desenvolvimento e não de rotina, como o realizado em 2 de outubro.

O míssil desarmado estava equipado com um novo tipo de "veículo de entrada", uma ogiva que contém cada cabeça nuclear de um sistema de armamento ICBM (mísseis balísticos intercontinentais).

"o Minuteman III está se tornando obsoleto e os programas de modernização como esse são essenciais para garantir que nosso país tenha uma dissuasão nuclear confiável", disse o coronel Omar Colbert, responsável pelos testes, em comunicado.

Desde 2005, o Minuteman III é o único tipo de míssil terra-ar do arsenal nuclear americano e está armazenado nos depósitos de três bases militares dos EUA, nos estados de Wyoming, Dakota do Norte e Montana.

A Força Aérea americana ressaltou que esse teste estava programada há meses e que não se tratou de "uma resposta ou reação ao contexto mundial atual", embora tenha ocorrido um dia após Washington anunciar o transporte da primeira arma nuclear de baixa potência em um dos seus submarinos.

sl/dax/cjc/dga/rsr/bn/mvv

Escrito por:

AFP