Publicado 19 de Janeiro de 2020 - 12h29

Por Estadão Conteúdo

O balé das medusas em vários tons de laranja hipnotizam o visitante

iStock/Banco de Imagens

O balé das medusas em vários tons de laranja hipnotizam o visitante

O movimento hipnótico das águas-vivas no Vancouver Aquarium, com sua vibrante sucessão de tons laranjas, reflete a imagem da maior cidade de British Columbia: bela e zen. Sustentabilidade, ioga, alimentação orgânica, bicicleta são expressões comuns na rotina em Vancouver.

Atividade frequente é caminhar ou andar de bicicleta no Stanley Park, maior parque da América do Norte, com aproximadamente 4 quilômetros quadrados de área. O aquário, com 30 exibições e 50 mil animais marinhos, é um dos principais atrativos do Stanley Park. Há contemplação e também interatividade guiada pelos profissionais do Vancouver Aquarium, com toque em pepinos-do-mar, estrelas, ouriços e arraias.

Um dos melhores programas ao ar livre no Stanley Park é apenas apreciar o skyline de Vancouver naquela quietude. O desenho da silhueta adiante risca no ar os prédios de Downtown, o teto pontudo do Canada Place e a forma de disco voador da Lookout, torre de Vancouver que apresenta a cidade em 360 graus e possui um restaurante giratório.

Alugar uma bicicleta é uma deliciosa maneira de passear pela área verde; existem lojas e estações de aluguel de bike ali perto. Vancouver também conta com um sistema de compartilhamento de bicicletas, o Mobi, com estações espalhadas por toda cidade.

No paredão de 10 quilômetros de extensão que envolve o parque, pessoas caminham, patinam e pedalam. Ao longo do trajeto circular, mirantes mostram as montanhas nevadas do entorno.

Mesmo com tempo ruim, as pessoas seguem no pedal. Chove em Vancouver, um pouco mais no inverno. Os moradores saem de casa de qualquer jeito, numa manifestação prática do dito popular brasileiro: chova ou faça sol. Pode até nevar em Vancouver. Embora seja raro, com as mudanças climáticas, o desequilíbrio pode contrariar a normalidade. Esperado é que chova e a temperatura se mantenha entre 0 e 5 graus positivos no inverno.

Os conhecidos totens do Stanley Park ficam logo na entrada do parque, na direção oposta à água. O parque permanece como um lugar importante para os descendentes dos três povos nativos predominantes no território ocupado atualmente pela maior cidade de British Columbia: musqueam, squamish e tsleil-waututh.

Escrito por:

Estadão Conteúdo