Publicado 21 de Janeiro de 2020 - 11h14

Por Da Agência Anhanguera

Espetáculo inspirado em obras de Guimarães Rosa será apresentado hoje na sede do Itaú Cultural

Divulgação

Espetáculo inspirado em obras de Guimarães Rosa será apresentado hoje na sede do Itaú Cultural

Selecionada entre 141 inscritos de todo o Brasil, o espetáculo Entremeios – montagem de alunos de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), turma 2017 - será apresentada nesta terça-feira no espaço Itaú Cultural, em São Paulo (Avenida Paulista, 149, Bela Vista), dentro da programação da segunda edição da mostra a_ponte: Cena do Teatro Universitário.

Baseada na obra de João Guimarães Rosa, Entremeios coloca em cena um amplo universo de seres ficcionais e suas narrativas de “Ser”. A peça também foi selecionada para a Mostra de Teatro Estudantil do Teatro da USP (Universidade São Paulo), que será realizada de 28 de fevereiro a 29 de março, com o propósito de fazer um panorama da produção teatral estudantil.

A montagem dos alunos de Artes Cênicas da Unicamp é a única do Estado de São Paulo selecionada pelo edital do Itaú Cultural, junto com outras nove de diferentes estados brasileiros. A programação da mostra promovida pelo instituto teve início no dia 16 de janeiro e vai até 26 de janeiro, com a apresentação de 10 espetáculos de nove estados – Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais (duas montagens), Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A convocatória aberta em agosto de 2019 é voltada para estudantes de cursos técnicos e universitários de artes cênicas espalhados pelo Brasil. O resultado leva ao público uma grande pluralidade temática de montagens contemporâneas.

A peça de teatro performativo Entremeios, criada a partir de um material não-dramático, é baseada em contos dos livros Primeiras Estórias e Estas Estórias, de Guimarães Rosa. Dirigido por Matteo Bonfitto, o experimento cênico lança mão de estímulos sensoriais, como cenografia, luz, figurino, aromas, sonoplastia e musicalidade.

A mostra do instituto dá oportunidade à produção artística das universidades e cursos técnicos extrapolarem suas fronteiras físicas e territoriais e chegarem a públicos novos. Em sua segunda edição, a mostra a_ponte – Cena do Teatro Universitário tem o objetivo de mapear e divulgar trabalhos produzidos em todo o Brasil.

“Um jogo de corpos e realidades que se entrelaça e se dissolve, explorando o caráter transitório da existência. Como se não fosse ninguém, ou se todos uma pessoa só, uma só vida fossem. O espetáculo explora os diversos sentidos e formas de percepção, como o olfato”, descreve a sinopse oficial da peça Entremeios. Que convida, com palavras de João Guimarães Rosa: “Se quiser seguir-me, narro-lhe, não uma aventura, mas experiência” (O Espelho). Entremeios estreou em meados do ano passado na Mostra Cênica de Inverno da Unicamp, com apresentações no CIS Guanabara.

A comissão de seleção foi formada por membros do Itaú Cultural (Ana de Fátima Sousa, Carlos Gomes, Daniel Lourenço e Galiana Brasil), pela atriz, dramaturga e diretora Luciana Lyra, pela professora e diretora Maria Thais e pelo crítico Valmir Santos. Ao todo, foram 141 projetos inscritos – 13 da região Centro-Oeste, 30 do Nordeste, nove do Norte, 63 do Sudeste e 26 do Sul.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera