Publicado 08 de Dezembro de 2019 - 11h47

Por Francisco Lima Neto

Vacinação é a melhor prevenção: município de Campinas aplicou 98.170 doses de vacina contra sarampo este ano

Leandro Ferreira

Vacinação é a melhor prevenção: município de Campinas aplicou 98.170 doses de vacina contra sarampo este ano

Campinas atingiu na última sexta-feira 131 casos de sarampo em 2019. A informação foi confirmada pelo informe epidemiológico da Prefeitura. Até o dia 22 de novembro, eram 115 casos na cidade, segundo dados da Secretaria de Saúde.

As faixas etárias mais acometidas foram entre os menores de 1 ano (27,5% ou 36 casos) e entre as pessoas com idade entre 20 e 34 anos (24,4% ou 32 casos). Não houve óbitos relacionados à doença.

De acordo com a Administração, em todas as ocorrências foram adotadas as medidas preconizadas, que incluem o afastamento social dos casos suspeitos durante o período de transmissibilidade e a identificação e bloqueio vacinal das pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos. Essas medidas são adotadas para interromper a cadeia de transmissão.

Segundo a Secretaria de Saúde, desde setembro tem sido observada tendência de queda no número de novos casos suspeitos notificados.

O Município aplicou 98.170 doses de vacina contra a doença este ano. A vacinação é a medida mais eficaz contra a doença. Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) tem intensificado as estratégias de imunização de rotina nos Centros de Saúde, ampliado o rigor das ações de bloqueio e realizado campanhas de vacinação para as faixas etárias mais acometidas. O município também se antecipou e iniciou a dose zero antes mesmo da recomendação do Ministério da Saúde, já no início de agosto.

Escrito por:

Francisco Lima Neto