Publicado 05 de Dezembro de 2019 - 9h59

Por Alenita Ramirez

Polícia prende agenciador de organização criminosa

Divulgação

Polícia prende agenciador de organização criminosa

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (4), em Paulínia, um empresário de origem portuguesa apontado como o principal agenciador de negócios de uma organização criminosa. O suspeito foi capturado depois de investigações iniciadas em agosto deste ano pela 2ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat), ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Ele foi detido em um condomínio na cidade, após três dias de acampamento dos agentes. Foram apreendidos veículos de luxo, drogas, armas e até aeronaves.

Polícia prende agenciador de organização criminosa

O nome do suspeito não foi divulgado até esta publicação. De acordo com o Deic, a localização do empresário do crime se deu através do serviço de inteligência que realizou trabalho de campo. Após a prisão de um membro da facção, iniciou-se investigações para descobrir colaboradores dos criminosos. 

Ainda segundo o Deic, no início das investigações, o português aparecia como doleiro. No entanto, descobriu-se uma relação muito mais participativa dele nas atividades criminosas. Devido ao conhecimento adquirido na compra e venda de dinheiro e também das atividades dos criminosos, o empresário passou a funcionar como um agenciador de prestação de serviços. Era ele o responsável por resolver, principalmente, problemas de logísticas e lavagem de dinheiro.

Segundo a polícia, o suspeito agenciava aviões para transporte de drogas das principais regiões produtoras. Também carregava armas para abastecer os integrantes da organização e dinheiro de outros países para o Brasil utilizando aeroportos em cidades próximas à capital paulista. Foram apreendidas nove aeronaves que faziam parte de uma frota para o transporte de drogas, armas e dinheiro.

Escrito por:

Alenita Ramirez