Publicado 05 de Dezembro de 2019 - 23h12

Por AFP

O líder Borussia Mönchengladbach recebe no sábado o Bayern de Munique, 4º colocado com quatro pontos a menos, na partida mais importante da 14ª rodada da Bundesliga em um clima "retrô".

Seja qual for o resultado, o Bayern de Munique, vencedor das últimas sete edições do campeonato alemão, não sairá do Borussia Park como líder: o "Gladbach", que soma cinco vitórias seguidas em casa, conta com 28 pontos, quatro a mais que o time da Baviera, que foram surpreendidos na semana passada pelo Leverkusen (2-1).

Günter Netzer e Berti Vogts contra Franz Beckenbauer e Gerd Müller: com os dois times no alto da tabela a partida traz lembranças dos duelos dos dois gigantes do futebol alemão nos anos 1970.

Para o Mönchengladbach, essa época foi o auge de sua historia: 4 títulos de campeão entre 1970 e 1977, 2 Copas da Uefa, antiga Europa League, em 1975 e 1979, e uma final da Liga dos Campeões perdida em 1977 para o Liverpool.

Já para o Bayern de Munique foi o início de sua epopeia moderna: campeão em 1972, 1973 e 1974, também venceram três Ligas dos Campeões consecutivas (73, 74 e 75) em uma época em que só o campeão podia participar.

Desde então, os dois clubes seguiram caminhos separados. O Borussia viveu maus momentos, com uma passagem pela segunda divisão na virada do século, antes de viver um período de renovação há uma década.

Enquanto isso o Bayern, com o impulso de Uli Hoeness, se transformou em um gigante do futebol. Atualmente compete com os grandes clubes de Espanha e Inglaterra em termos de orçamento e de títulos. E com seus astros Robert Lewandowski, Philippe Coutinho e Thomas Müller, o "Rekordmeister" é o favorito do duelo de sábado.

Nesse mesmo dia, o RB Leipzig (2º), que está a apenas um ponto do Mönchengladbach, vai enfrentar o Hoffenheim (8º) e poderá assumir a liderança se o "Gladbach" não conseguir vencer o Bayern de Munique.

Enquanto isso o Borussia Dortmund (5º) tenta dar sequência a sua recuperação em casa contra o Fortuna Dusseldorf (15º), uma semana depois de ter salvado temporariamente o cargo de seu treinador Lucien Favre ao encerrar uma sequência negativa com uma vitória em Berlim sobre o Hertha (2-1).

-- Programação da 14ª rodada do Campeonato Alemão e classificação:

- Sexta-feira:

(16h30) Eintracht Frankfurt - Hertha Berlim

Escrito por:

AFP