Publicado 01 de Outubro de 2019 - 12h43

Por Agência Anhanguera de Notícias


Reprodução

Aos 72 anos, o advogado campineiro Osmar Hergert marca sua estreia na literatura, lançando o livro infanto-juvenil A Fantástica História de João Soldado. A noite de autógrafos será nesta quarta-feira, dia 2, às 19h30, na Associação Campineira de Imprensa (ACI).

Pesquisas apontam que a história de João Soldado teve origem na compilação dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, que a popularizou tornando-a parte da cultura popular na Europa. De origem alemã, Osmar Hergert ouviu, diversas vezes, essa história ser narrada por seus antepassados. O que o fez resgatá-la agora em livro impresso, arcando com as despesas e riscos de uma produção independente. Foi a soma de sentimentos bons do personagem principal que sempre inspirou idealismo no autor.

Hergert confessa que não se conforma que valores morais e éticos, que sobram no personagem João Soldado, como a honestidade, a bondade e o amor ao próximo, estejam sendo esquecidos pelas novas gerações. “A tecnologia e a globalização trouxeram muitas informações para os jovens, ao mesmo tempo, transformaram a convivência das pessoas dentro das famílias e na sociedade”, observa.

“Estamos estarrecidos com os crescentes casos de relacionamentos não recomendados. Falo de atitudes absurdas, como adolescentes que cometem homicídios e alunos que agridem seus professores”, coloca. “Então, ao escrever este livro, quis dar minha modesta contribuição para tentar resgatar nas crianças e jovens os valores que não podem se perder com o tempo”, diz o autor.

Num mundo de fantasias, o protagonista vive uma trajetória na qual enfrenta todos os tipos de adversidades, ilustradas sobretudo nos confrontos com outros personagens, como a Assombração, o Diabo e a Morte. Com muita coragem e astúcia, João tanto diverte o leitor, como o deixa apreensivo pelo desfecho da história. A Fantástica História de João Soldado traz ilustrações do caricaturista Paulo Branco. A noite de autógrafos contará com breve programação artística, com participação do grupo vocal Canto das Águias e de alunos do Curso de Teatro Contar Produções Artísticas (CPA). Amanhã, às 19h30 na Associação Campineira de Imprensa (Rua Barreto Leme, 1.479. Centro). Entrada franca.

Escrito por:

Agência Anhanguera de Notícias