Publicado 02 de Outubro de 2019 - 11h34

Por Daniel de Camargo

Uso de tecnologias e recursos multimídias como lousa digital, tablets e realidade aumentada é estimulado

Divulgação

Uso de tecnologias e recursos multimídias como lousa digital, tablets e realidade aumentada é estimulado

O Instituto Educacional Torre Forte situado na Rua Ibraim Nobre, nº 325, no Jardim Oliveiras, próximo ao Shopping Parque Prado, educa seus alunos com base em princípios cristãos, que valorizam a família, a vida, prezando pelo respeito ao idoso e meio ambiente. A afirmação é da diretora educacional da escola, professora Leila Leon Sosa, pedagoga especializada em psicopedagogia (campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia).

O objetivo da instituição, assegura, é desenvolver potenciais intelectuais em várias modalidades de ensino, entre elas o Ensino Fundamental II, intervindo, na medida do possível, para que o educando obtenha êxito em sua vida estudantil e profissional.

Leila comenta que uma das estratégias utilizadas para melhor o aproveitamento escolar dos alunos é trabalhar com turmas reduzidas. Desse modo, esclarece, cada estudante pode ser compreendido e atendido em suas necessidades específicas. "Trabalhamos com o Sistema de Ensino Positivo que utiliza uma proposta interacionista, na qual o estudante é protagonista de seu processo de aprendizagem, estimulando a refletir e questionar", frisa.

O uso de tecnologias e de recursos multimídias como lousa digital, tablets e a realidade aumentada, acrescenta, integram estímulo adicional para a aprendizagem dessa geração. Os jovens, hoje, destaca Leila, estão conectados com assuntos e notícias do Brasil e do mundo. "O ensino da língua inglesa é ofertado desde os 4 anos de idade e, a partir do Ensino Fundamental II, o ensino bilíngue garante certificado", enfatiza.

No contexto de mundo e, consequentemente, ensino globalizado, Leila esclarece que a vida financeira desses jovens não pode ser ignorada. Em virtude desse conceito, os alunos do Ensino Fundamental possuem em sua grade uma disciplina voltada para educação financeira e empreendedorismo. "Desde cedo, eles aprendem sobre o sistema monetário, a importância de poupar dinheiro e a entender as despesas de um grupo familiar", elucida.

"O acompanhamento psicopedagógico vem para complementar o trabalho educacional, identificando as melhores metodologias para serem aplicadas ou ainda, provendo técnicas diferentes para que o aluno tenha êxito,” destaca. Se necessário, acrescenta, os adolescentes são encaminhados para receber suporte junto a uma equipe multidisciplinar.

Fortaleza

O Instituto Educacional Torre Forte completou dez anos de fundação em agosto passado. No colégio, a comunidade campineira tem acesso a serviços educacionais por meio da Educação Infantil e ensinos fundamental I e II. São duas unidades que possuem aproximadamente 1.500 m2, situadas na região do Parque Prado, próximo ao Centro, ambas com fácil acesso já que são cercadas de vias e rodovias importantes. Diretora educacional da escola, a professora Leila destaca que “todos os ambientes foram projetados para atender as especificidades de cada curso".

Capacitação continuada gera qualidade

Contínua. Segundo a diretora educacional do Instituto Educacional Torre Forte, professora Leila Leon Sosa, os profissionais que compõem a equipe de trabalho da escola passam por treinamentos contínuos. A capacitação constante, comenta, objetiva qualificar os colaboradores de modo que sejam capazes de aplicar as metodologias mais eficazes para a aprendizagem. Os funcionários recebem também, ressalta, aprimoramentos voltados para a segurança como curso de primeiros socorros e brigada de incêndio.

Escrito por:

Daniel de Camargo