Publicado 01 de Outubro de 2019 - 9h15

Por AFP

Os Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira que retomarão as negociações sobre a questão nuclear com a Coreia do Norte nos próximos dias.

"Posso confirmar que as autoridades dos EUA e da RPDC (Coreia do Norte) planejam se reunir na próxima semana", disse Morgan Ortagus, porta-voz do departamento de Estado, sem dar detalhes.

Antes, Pyongyang havia anunciado uma reunião de trabalho sobre a questão nuclear com Washington até o final desta semana.

As duas partes concordaram em manter uma "reunião de contato preliminar" em 4 de outubro e negociações de trabalho um dia depois, afirmou a vice-ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, em um comunicado divulgado pela agência oficial KCNA.

"Meu desejo é que essas reuniões de trabalho conduzam à evolução positiva das relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos", afirmou a responsável.

As negociações entre Pyongyang e Washington estão paradas desde o fiasco da segunda cúpula, realizada em fevereiro em Hanói, entre o líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente americano Donald Trump.

Os dois líderes se encontraram novamente em junho na Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias e concordaram em retomar o diálogo sobre a questão nuclear.

No entanto, até à data, essas discussões ainda não foram retomadas.

Pyongyang não escondeu sua decepção com a recusa dos Estados Unidos em cancelar suas manobras militares com Seul.

As relações melhoraram quando o ex-conselheiro de segurança de Trump, John Bolton, conhecido por seu tom severo em relação à Coreia do Norte, deixou o governo.

Escrito por:

AFP