Publicado 29 de Setembro de 2019 - 5h30

Diversas espécies, raças e tamanhos de bichinhos como cachorro, calopsita, coelho, jabuti, hamster e porquinho ganharam ontem a “Bênção dos Animais” para celebrar o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza, comemorado anualmente em 4 de outubro, no Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. O evento foi aberto ao público e aos pets de estimação.

A ação contou com uma programação bastante diversificada, com a abertura dos portões às 9h. A “Bênção dos Animais” foi realizada pelos padres Alexandre Luís de Oliveira, diretor geral do Liceu, e Bruno Calderaro, diretor da pastoral da escola. Carregando um frasco com água benta, os dois caminharam pelo gramado do Liceu abençoando os bichinhos e seus respectivos donos, após uma oração especial.

“É uma tradição que já fazemos há quatro anos. Reunimos a comunidade educativa da escola com a ideia de fazer memória da vida e da missão de São Francisco de Assis, que exaltou e louvou a presença de Deus nas criaturas”, disse o padre Alexandre. “É uma bênção para os bichinhos e toda a família. É sempre bom receber as famílias na família Liceu”, comentou o padre Bruno.

A professora Juliana Paraizo, de 42 anos, levou a filha Laura, de 13 anos, com sua bela shih tzu, chamada Amora, de 2 anos. “É a primeira vez que viemos e minha filha, que estuda aqui, comentou da ação. Sou católica e acredito que devemos também abençoar nossos animais porque eles fazem parte da nossa família. É importante mostrar esse cuidado e respeito pelos animais”, diz Juliana.

A pequena Julia, de 6 anos, levou a coelhinha Jasmine para receber a bênção ao lado do pai, o contador Fernando Razera, de 36 anos. “Ela estava empolgada e viemos benzer a coelhinha. A maioria são cachorros, mas tem outros animais diferentes como o dela”, disse Razera. Com os netos e a esposa, o aposentado Mauro Cornacchia levou o cachorro da raça daushound, que tem um nome caprichado. “Ele chama Freddy com dois D e Y. Até assisti TV em casa. Esta ação é importante porque liga a família com os animais, que são tudo de bom, são como filhos. Mas precisa ter cuidado e paciência”, disse Cornacchia.

Após a bênção, o público contou com uma apresentação de cães adestrados do Garcia Dog Show, além de uma palestra com veterinário da empresa Liceu Pet Shop. Os pets também desfilaram na hora da “Patinha da Passarela” com fantasias e cheios de charme. As crianças ainda ganharam materiais esportivos como corda. A entrada foi 1kg de ração doada à ONG Anjos de Rua, que cuida dos animais de ruas.

O público ajudou na ação doando caminhas, casinhas, remédios, comedouros, coleiras, entre outros materiais em bom estado. Ainda houve adoção de pets, sendo que a ONG fez a análise do perfil da família para adoção. A pedido da organização do evento, os donos dos pets levaram o cata-cacas para manter o lugar limpo. “Queremos mostrar para as pessoas que precisamos continuar com a missão de São Francisco de Assis, de proteger os animais e a família”, comentou Patrícia Rodrigues, da equipe de marketing do Liceu.