Publicado 17 de Maio de 2019 - 15h16

Por Daniel de Camargo

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas considera, de acordo com sua direção, que os interessados em fazer um curso de graduação, pós-graduação ou especialização, para crescer profissionalmente, sempre buscam qualidade e retorno do capital empregado. Embasada nesse conceito, a instituição monta seus cursos, investindo na capacitação de seus professores, na qualidade de seus laboratórios e equipamentos. Também busca ininterrupta atualização dos seus cursos, seguindo tendências e buscando antecipar rumos de mercado.

Atualmente, a PUC-Campinas tem 27 Cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu), dos quais 12 estão com inscrições abertas, além de 13 Programas de Mestrado e Doutorado. Os Cursos de Graduação são 61, dos quais 16 estão com 830 novas vagas abertas para o Vestibular de Inverno, que está com inscrições abertas até o dia 9 de junho.

A Universidade também busca estreitar as relações do mundo acadêmico com o do trabalho, realizando programas de estágios para os alunos de graduação, além de intercâmbios para os que estão na pós-graduação com universidades de vários pontos do mundo. Há convênios e acordos que facilitam a troca de experiências entre as instituições e seus professores e estudantes.

Além de enviar universitários para estágios em grandes empresas no Brasil e Exterior e para experiências de estudo e pesquisa em universidades estrangeiras, a PUC-Campinas também tem um programa para receber alunos estrangeiros, principalmente de países emergentes. Atualmente, há estudantes de Portugal, Chile, Colômbia, México, África do Sul, Gana e outros na graduação da universidade.

Na pós-graduação, a universidade mantém 100 acordos de cooperação com embaixadas de diversos países, que oferecem bolsas de estudo. Multinacionais e organizações não governamentais e governamentais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA), também têm acordos com a PUC-Campinas.

INTERTÍTULO: ESPECIALIZAÇÃO

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para 12 Cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu). Os interessados podem manifestar interesse até 11 de agosto, pelo site: . Os Cursos disponíveis de Especialização são: Engenharia de Segurança no Trabalho; Master of Business Engineering; Construções, Comunidades e Planejamentos Sustentáveis; Direito Digital; Design de Interação; MBA em Controladoria e Auditoria; MBA em Gestão Estratégica de Negócios; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas; MBA em Gestão Estratégica de Projetos; MBA em Gestão Inovadora em Finanças; MBA em Gestão Pública; e MBA em Marketing: Inovação e Experiência.

BOX: VESTIBULAR DE INVERNO ABRE 830 VAGAS

O período de inscrições para o Vestibular de Inverno 2019 da PUC-Campinas já está aberto. O processo de inscrição é feito somente pela Internet. O término do prazo é dia 9 de junho, e a divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição, no qual consta o local de prova de cada candidato, é 12 de junho. A Prova Geral para todos os cursos será dia 16 de junho, um domingo, das 10h às 14h. A prova específica para o curso de direito, para quem o escolheu como primeira opção, será dia 17 de junho, segunda-feira, das 13h às 17h. No site da universidade, os candidatos poderão acessar todas as informações do processo seletivo, como manual do candidato, número de vagas oferecidas para cada curso, calendário, como realizar a inscrição e locais de prova.

Serão abertas 830 vagas entre 16 Cursos: administração, administração (comércio exterior), administração (marketing e inovação), direito, engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia química, jornalismo, mídias digitais, superior de tecnologia em gestão da tecnologia da informação e turismo. Todas as provas serão realizadas no Campus I da PUC, localizado na Rua Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, nº 1.516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida.

BOX: LIGAÇÃO COM A COMUNIDADE

A PUC-Campinas, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, promove várias ações que transformam a realidade da comunidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além de projetos de extensão, a universidade oferece atendimentos gratuitos de saúde nas clínicas-escola, serviços jurídicos, e também capacitação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

Os projetos de extensão, que incluem 33 propostas nas áreas de saúde, comunicação, ciência e tecnologia, buscam melhorar a qualidade de vida de cidadãos que vivem em regiões mais carentes por meio de iniciativas que englobam, por exemplo, soluções tecnológicas para o aumento da autonomia de pessoas com deficiências (PCDs); o debate sobre o papel da mulher, da religião e dos direitos humanos na sociedade; o fomento da sustentabilidade, entre outras.

No que diz respeito à saúde, a universidade conta com o Hospital PUC-Campinas, responsável por mais de 2 milhões de atendimentos por ano, bem como com as clínicas-escola de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia, com serviços oferecidos gratuitamente à população.

No âmbito jurídico, existem os serviços especializados, como a assistência judiciária – que já atendeu mais de 14 mil casos –, o juizado especial cível e a clínica de direitos humanos, que podem ser utilizados por pessoas de baixa renda sem a necessidade de um defensor público.

Existe, ainda, o Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), que atua há 27 anos na capacitação e inclusão de PCDs. Mais de 8 mil pessoas já foram beneficiadas com as atividades promovidas no local – como oficinas de empreendedorismo, orientação de carreira, geração de renda etc. – e cerca de 200 empresas da RMC receberam cooperação técnica para adequar suas operações à chegada de PCDs.

NÚMERO

61

CURSOS

De graduação são ofertados atualmente

NÚMERO

27

CURSOS

De especialização (Pós) são ofertados atualmente

NÚMERO

13

PROGRAMAS

De Mestrado e Doutorado são ofertados atualmente

NÚMERO

30

LABORATÓRIOS

Nas áreas de Saúde, Tecnologia, Engenharia, Comunicação, Educação, Ciências Sociais e Humanas, compõem a infraestrutura da universidade

NÚMERO

770

MIL

Publicações estão à disposição dos estudantes nas três bibliotecas da PUC, além do acervo digital

NÚMERO

180

MIL

Profissionais já foram formados na PUC-Campinas

Escrito por:

Daniel de Camargo