Publicado 17 de Abril de 2019 - 16h43

Por Adagoberto F. Baptista

Foto: Cedoc

Henrique Hein

Da Agência Anhanguera

[email protected]

Seja para descansar ou visitar parentes, milhares de campineiros estão de malas prontas para viajar no feriado prolongado da Semana Santa. Entretanto, quem optou por ficar em Campinas deve se atentar as alterações nos horários de funcionamento dos serviços municipais. De acordo com a Prefeitura, o expediente nas repartições públicas será encerrado às 18h de hoje e só retomado na segunda-feira, a partir das 8h. Confira o que abre e fecha no feriado de Páscoa em Campinas.

Comércio

O comércio varejista funcionará em horário especial: as lojas do Centro terão abertura facultativa sexta-feira e sábado, das 9h às 16h, e funcionam em horário normal, das 9h às 18h, hoje e domingo. O mercado municipal, por sua vez, abre das 7h às 12h na sexta-feira. Nos demais dias, segue o funcionamento normal: sábado entre 7h e 18h30; domingo, das 7h às 12h; segunda, das 7h às 18h30. Já as feiras livres serão realizadas normalmente nos locais e nos horários de costume.

Lazer

Alguns pontos turísticos da cidade também terão seus horários modificados em decorrência do feriado religioso. A Torre do Castelo, por exemplo, não ficará aberta para visitação na sexta-feira; já no fim de semana, abrirá normalmente, das 9h às 12h e das 13h às 21h. Já a Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrirão normalmente das 5h às 22h e das 6h às 18h, respectivamente. O Bosque dos Jequitibás, como é de costume, fica fechado às segundas-feiras.

Saúde

Apenas os prontos-socorros Mário Gatti e Ouro Verde, as UPAs e o Samu funcionarão no feriado. Todos as demais unidades de saúde permanecerão fechadas a partir de sexta-feira e só retornarão os atendimentos na segunda-feira.

Ceasa

Encerra as atividades na quinta, às 16h22, e retoma na segunda-feira, às 8h. O Mercado de Hortifrútis funcionará normalmente na sexta-feira e no sábado. Já o Mercado de Flores ficará aberta nesses mesmos dias, mas em horário reduzido, das 8h às 13h. O Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar, por sua vez, seguirão o horário da área administrativa, enquanto o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), funciona na sexta-feria até às 12h, retornando as atividades na segunda-feira, às 8h.

Trânsito e transporte

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), confirmou que manterá os normalmente os serviços essenciais e de emergência em atividade com equipes de: trânsito e transporte, operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização, além da operação na Divisão de Controle Operacional. A população pode fazer solicitações pelo telefone 118 e também de forma remota, na seção “Fale Conosco”, no endereço eletrônico: www.emdec.com.br.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista