Publicado 05 de Abril de 2019 - 14h40

Por Adagoberto F. Baptista

Uma locomotiva diesel elétrica fará um passeio especial hoje para comemorar a Páscoa. O trem turístico sairá da Estação Anhumas às 17h30 com destino a estação de Jaguariúna com previsão de chegada às 18h30 e retorno às 20h30. Um coellhinho acompanhará a viagem e fará distribuição de chocolate Cacau Show a todos os passageiros. O preço da passagem, para quem comprar com antecedência, é de R$ 80,00. Crianças de 4 a 12 anos, pagam meia.

Promovido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável por manter em Campinas um dos maiores acervos de locomotivas movidas a vapor, o passeio terá parada de uma hora em Jaguariúna para permitir que os viajantes possam utilizar os restaurantes existentes na região da estação.

O coelhinho também poderá entregar às crianças ovos que forem levados pelos pais, ou adquiridos no estande da Cacau Show.

A arrecadação do passeio será utilizada na restauração dos trens históricos. A ABPF tem, em Campinas, tem o maior acervo de marias-fumaças da América Latina (são 16 locomotivas a vapor e 60 carros e vagões) graças ao trabalho de garimpagem realizado pelos associados. São ex-ferroviários e apaixonados por trens que dedicam parte de seu tempo a recolher preciosidades históricas abandonadas em pátios desativados.

Sem isso, um importante acervo histórico estaria distribuído pelo país correndo o risco de ser corroído pela ferrugem ou virar sucata.

Escrito por:

Adagoberto F. Baptista