Publicado 20 de Fevereiro de 2019 - 14h34

Por Daniel de Camargo

Agência Anhanguera

FOTO: CARLOS BASSAN / PMC

Há pouco mais de um mês, moradores de 14 bairros do distrito do Ouro Verde ganharam uma nova opção de lazer e esportes: a Praça da Juventude Pastor Alessandro Monare. A urbanização da área era aguardada há cerca de 20 anos pela população. O local, um amplo complexo de recreação, faz parte do programa Campinas Bem Verde. Foram investidos R$ 2,48 milhões na obra, que privilegiou a recuperação da mata ciliar e de nascentes do local, um espaço de aproximadamente 41 m².

Estão sendo beneficiados campineiros que residem no DIC 5, onde a praça está localizada, e também de outros bairros do entorno: DICs 1,2,3,4 e 6, Guararapes, Jardim Aeronave de Viracopos, Jardim Aeroporto, Jardim Melina, Jardim Ouro Verde, Jardim Rosalina, Jardim Vista Alegre e Parque Eldorado dos Carajás.

A praça toda ganhou alambrado e conta com pistas de caminhada interna, com 700 metros de extensão, e externa, de 1.200 metros. A iluminação da área passou a ser feita por cerca de 30 postes de luz branca, de 250 watts.

O complexo de lazer possui uma área coberta de cerca de 1 mil m², que poderá ser utilizada para feiras e outros eventos, prédios com sede administrativa, local para reuniões e sanitários, inclusive adaptados para pessoas com deficiência. A população passa a ter três quiosques no parque, com mesas e bancos, para festas. Também há um parquinho infantil, academia ao ar livre, quadras de vôlei de areia e poliesportiva, campo de futebol de areia, campo de futebol gramado com arquibancada e um campo de bocha coberto. O novo complexo de lazer estará aberto todos os dias, das 5h às 22h.

Como parte do programa Campinas Bem Verde, o distrito do Ouro Verde também ganhou o Parque Dom Bosco, no bairro Vida Nova, inaugurado em 2015, com uma área de 200 mil m², e a revitalização da Praça de Esportes Emil Rached, no DIC 6. Há ainda o Bosque dos Cambarás, inaugurado em 1995, na Av. Emilly Cristienne Giovanini, também no DIC V.

NÚMERO

5000

MUDAS

De árvores foram plantadas no espaço

NÚMERO

30

MIL

Metros quadrados de grama foram plantadas no espaço

Escrito por:

Daniel de Camargo