Publicado 07 de Fevereiro de 2019 - 17h28

Por Daniel de Camargo

Daniel de Camargo

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FOTO: LEANDRO FERREIRA

As obras de implantação do Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde na altura do nº 3.751 na Avenida das Amoreiras tem provocado rachaduras em imóveis. A denúncia é de moradores da Rua das Gardênias na Vila Mimosa. Pelo menos três residências e um estabelecimento comercial apresentaram fendas depois do início dos trabalhos. Segundo os proprietários, quando maquinários pesados como tratadores são utilizados, as trepidações são intensas e chegam a movimentar objetos como computadores e vasos. A via fica a um quarteirão de distância do local onde ocorrem as intervenções.

Antônio Carlos Zuffo, professor da faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou que de forma conjuntural, obras desse porte podem gerar impactos em imóveis próximos ocasionando avarias. Contudo, enfatiza que para determinar se isso aconteceu nesses casos, em específico, é necessário confrontar analises prévias e atuais das condições de cada imóvel.

De acordo com os moradores, as fissuras começaram a aparecer entre novembro e dezembro de 2018. Na época, a Avenida das Amoreiras recebia os trabalhos de compactação de solo. Moacir Cavanha, aposentado de 70 anos, reside no nº 45 há quase 30 anos. Em sua residência, os rompimentos aconteceram em paredes da garagem, em uma edícula no quintal do imóvel, no chão e no entorno da piscina. "Não acionei a Prefeitura, porque não sei o setor que devo procurar", afirmou. O idoso revelou ter gasto cerca de R$ 700 para cimentar os trincos. Cavanha disse que sua maior preocupação é alguém se machucar, caso ocorram avarias mais relevantes na casa. "O forro do teto da sala do meu vizinho, do nº 47, caiu", comentou.

INTERTÍTULO: MAIS RECLAMAÇÕES

Luis Alberto Nunes, aposentado de 72 anos, reside no nº 31, onde o problema se repete. Até agora, dois quartos da casa apresentaram rachaduras. Proprietário da Cremil Sorvetes e Açaí, situada na esquina da Rua das Gardênias com a Avenida Ana Beatriz Bierrembach, João de Castro, de 54 anos, diz ter notado pequenas aberturas em algumas paredes do imóvel, recentemente reformado. O empresário reclama ainda do alto barulho em alguns períodos. Raquel Corte, que atua no financeiro do Centro Automotivo Porto Seguro, na Avenida das Amoreiras, em frente ao trecho em obras, endossa a reclamação. Segundo a auxiliar administrativa, o estridente ruído aliado as mudanças no trânsito resultaram em queda no faturamento da empresa. Porém, ela não soube informar se houve algum dano na estrutura física da loja.

Ciente das queixas, o vereador Nelson Hossri (Podemos) questionou a Prefeitura sobre a situação. O parlamentar pretende acionar a Justiça, caso o poder Executivo não apresente uma solução. “Nenhum morador recebeu a visita de técnicos da Prefeitura informando sobre os riscos que as obras poderiam causar. Eles precisam ser ressarcidos dos prejuízos que estão sofrendo”, defendeu.

INTERTÍTULO: EMDEC

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) informou, em nota, que disponibiliza para a população canais de atendimento e registro sobre reclamações envolvendo qualquer assunto relacionado às obras de implantação dos corredores BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) no município. Pele telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”, na opção 8. Também no site da Emdec, no endereço eletrônico , na seção “Fale Conosco” é possível relatar o problema.

"É realizada a apuração de todas as reclamações sobre danos aos imóveis, inclusive com vistoria ao local informado, feita pelas empreiteiras. Caso seja procedente a reclamação, as providências necessárias para a solução do problema são devidamente tomadas", encerra a nota.

INTERTÍTULO: BRT CAMPINEIRO

O BRT campineiro, composto por três corredores (Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral), totalizando 36,6 km de extensão, custará R$ 451,5 milhões e deve ser concluído até maio de 2020. O corredor Ouro Verde terá 14,6 km de extensão. Os ônibus sairão da região central passando sucessivamente pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, chegando ao Terminal Ouro Verde, Camucim, de onde segue para o Vida Nova. Nesse trajeto serão promovidas quatro obras. Já o BRT Perimetral ficará entre os dois corredores, totalizando 4,1 km de cumprimento, que ligarão a Vila Aurocan até o Campos Elíseos, seguindo também pelo desativado VLT.

FRASE

"Quando um trator passa para sedimentar o novo pavimento parece que estamos em meio a um terremoto"

Moacir Cavanha - Morador

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Daniel de Camargo