Publicado 23 de Fevereiro de 2019 - 12h45

Por AAN

Mais de dez blocos colocarão os campineiros no clima da folia, entre hoje e amanhã, em diferentes pontos da cidade

Denny Cesare/AAN

Mais de dez blocos colocarão os campineiros no clima da folia, entre hoje e amanhã, em diferentes pontos da cidade

O Carnaval de Campinas promete um final de semana agitado para os foliões. Ao todo, mais de dez blocos sairão às ruas entre hoje e amanhã. Os destaques ficam por conta da City Banda, com expectativa de 65 mil participantes. A concentração às 12h, na Praça Arautos da Paz, no bairro do Taquaral; e o bloco Nem Sangue Nem Areia, o mais antigo do município, na Vila Industrial.

Outros eventos também agitam a cidade na tarde e noite de hoje. A Unidos do Candinho, por exemplo, se apresenta no distrito de Sousas, das 14h às 18h. No Centro, a capoeira é o destaque do Carnafro, na Praça Rui Barbosa, das 12h às 19h. Enquanto isso, no mesmo horário, o Balaio das Águas movimenta a Vila Padre Manoel da Nóbrega. O folião também pode se divertir no Bloco Parque Itália, na Rua Padre Francisco de Abreu Sampaio, das 13h às 19h; e na Praça do Coco, em Barão Geraldo, com o bloco do Terreiro Unidos do Axé, das 16h às 19h.

Amanhã, mais seis grupos comandam o fechamento da folia no final de semana. O bloco Na Surdina – Os Marcheiros sai do Cambuí e deve mobilizar cerca de mil participantes. A Vila Industrial recebe o desfile do bloco Nem Sangue Nem Areia, com expectativa de público de 1,5 mil pessoas, das 13h até as 19h. O Samba na Feira ocorre no São Bernardo, das 9h às 14h. Já a Estação Cultura, será o palco do Sacode Interior, das 10h às 23h.

Também amanhã, o Bloco do Bob promete animar os moradores e donos de cachorros do bairro do Cambuí, das 16h às 20h. Cerca de 3 mil pessoas são esperadas pela organização do evento. Completam a lista de blocos de Carnaval o Lindy Rockers na Rua (Concha Acústica do Taquaral, das 16h às 20h) e Vem Quem Quer (bairro da Vila União, das 13h às 20h).

Segurança e planejamento

A Prefeitura de Campinas montou um esquema especial para o Carnaval deste ano. A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidarão da segurança pública, enquanto o monitoramento do trânsito e fechamento de ruas terá atuação dos agentes de mobilidade urbana da Empresa Municipal de Campinas (Emdec). Além disso, equipes de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão atentas para eventuais emergências.

Já Serviços Técnicos Gerais (Setec) cuidará da fiscalização e regulamentação dos ambulantes, enquanto a Secretaria de Serviços Públicos atuará com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) recolhendo o lixo acumulado das festividades. Confira a programação completa do Carnaval de Campinas no endereço eletrônico da Prefeitura, em: www.campinas.sp.gov.br

Escrito por:

AAN