Publicado 20 de Fevereiro de 2019 - 17h49

Por Do Correio

Marisa Monte e Paulinho da Viola em cena do filme 'O Mistério do Samba'

Divulgação

Marisa Monte e Paulinho da Viola em cena do filme 'O Mistério do Samba'

O grupo Urucungos estreia, n esta sexta-feira (22), às 19h, o projeto Circuito Cine Tela Preta com a exibição do filme 'O Mistério do Samba', que tem participação de Marisa Monte, Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho. O projeto tem como objetivo exibir e debater filmes importantes do cinema negro.

O documentário "O Mistério do Samba" conta a história e o cotidiano dos integrantes da Velha Guarda da Portela, incluindo entrevistas com sambistas e músicas que povoam o imaginário popular. Os comentários e debate terão à frente Naná Cosme, professora de história, cantora e participou do Urucungos na década de 1990.

Sobre o grupo

Urucungos é uma organização social de caráter cultural fundado em 1988 dentro da Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp), através de um curso de extensão, ministrada pela folclorista Raquel Trindade que o batizou de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quijengues (Tambor), instrumentos musicais africanos proveniente de Angola e muito difundido no Brasil.

O grupo tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a cultura popular brasileira de acordo como elas são manifestadas nas suas origens e apresentá-las ao público em forma de arte.

A marca principal do Urucungos é fazer com que o público participe das suas performances, criando um ambiente de integração coletiva, onde a música, a dança e as cantorias do espetáculo misturam-se com as energias das pessoas, formando neste momento a verdadeira manifestação popular, que é a participação do público.

Serviço

O quê: exibição e debate sobre o filme 'O Mistério do Samba'

Quando: nessa sexta-feira (22), das 19h às 22h

Onde: Espaço Cultural Urucungos (Rua Salvador Lombardi Neto, 20, Vila Teixeira, Campinas; mais informações: (19) 98106-6901)

Quanto: de graça

Escrito por:

Do Correio