Publicado 11 de Janeiro de 2019 - 16h05

Por Rogério Verzignasse

TRANSPORTE AÉREO ||| OTIMISMO

Viracopos aposta em movimento maior

Mais de 9,2 milhões de passageiros passaram pelo terminal em 2018, com destaque para os voos internacionais

Retomada gradual

da economia

anima o segmento

Da Agência Anhanguera

Cerca de 9,22 milhões de passageiros passaram por Viracopos ao longo do ano passado. O movimento de passageiros dos voos internacionais bateu recorde histórico, com 673,9 mil pessoas transportadas. O resultado anima a direção do aeroporto, que vê tendência de crescimento para 2019. Só em dezembro, para se ter uma ideia, foi registrada a sexta alta consecutiva no movimento de passageiros, levando-se em consideração a temporada anterior.

O número absoluto de passageiros foi, sim, levemente inferior ao de 2017, quando 9,33 milhões de passageiros circularam pelo aeroporto campineiro. Mas a retração – 109,5 mil passageiros a menos – tem explicação. A greve dos caminhoneiros, ocorrida no primeiro semestre do ano passado, teve impacto negativo, com o cancelamento de dezenas de voos, em decorrência do desabastecimento das aeronaves.

Com a crise superada, o movimento voltou a crescer. Dezembro registrou um aumento de 8,48% em relação ao mesmo período do ano anterior. No último mês do ano embarcaram ou desembarcaram por Viracopos 843.612 passageiros. No mesmo período de 2017, foram 777.655.

A retomada gradativa da estabilidade econômica da Nação deixa a direção otimista. A projeção é que, rapidamente, Viracopos vai alcançar a marca de 2015, quando 10,3 milhões de pessoas circularam pelo aeroporto.

Recorde

Nos voos internacionais, o movimento de passageiros em Viracopos teve recorde histórico, com crescimento de 23,58% em relação ao acumulado em 2017. Passaram pelo terminal campineiro 673.916 pessoas. Uma marca nunca alcançada. O recorde era de 2015, quando 646.125 passageiros foram transportados.

Hoje, partem de Campinas voos internacionais para Orlando e Fort Lauderdale (Estados Unidos); Lisboa (Portugal), Paris (França) e Buenos Aires (Argentina), inaugurado ontem. Em junho, devem ser lançados o voos diretos para o Porto (Portugal) e Bariloche (Argentina). A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos – responsável pela administração do terminal - mantém negociações para ampliar os destinos internacionais, tanto para passageiros como para cargas.

A FRASE

“Somados os voos para Buenos Aires, Bariloche e Porto, o número de destinos internacionais a partir de Viracopos vai subir de quatro para sete. Serão três para a Europa, dois para os Estados Unidos e dois para a América do Sul”

MARCELO MOTA

Diretor de Operações de Viracopos .

Escrito por:

Rogério Verzignasse