Publicado 12 de Janeiro de 2019 - 19h05

AQUI JAZZ é uma exposição de artes visuais do artista plástico Paulo Branco que será aberta na Rabeca Cultural, em Sousas, no próximo sábado, 19 de janeiro. O artista vive um momento de encantamento com a música, especificamente o jazz. Palavra sem nenhuma unanimidade em relação à origem etimológica, mas o que importa é sua origem, quando em praça pública os negros escravos dançavam, cantavam, tocavam e se divertiam aliviando a duríssima jornada de trabalho. Em sua concepção, a arte também serve para suportar o dia a dia massacrante e tedioso de trabalho na maioria das profissões. Mais do que isso, a linguagem visual já não lhe basta. Seu convívio como professor da Rabeca Cultural, e com o tratamento multimídia que esta atribui as artes em geral, colaborou com que o artista ampliasse sua percepção para além da visão e agregasse o som ao movimento de seus traços e suas pinceladas, de modo a dar mais sentido à vida e mais prazer com a reunião das artes em todas as suas linguagens.

Tanto é que na abertura, a exposição contará com jazz ao vivo e exibição de documentário sobre jazz, com o serviço de bar da Rabeca Cultural que incluirá Gumbo (guisado, prato marcante do sul dos EUA) em seu cardápio, entre outras curiosidades e atividades artísticas.

Em mais de 30 anos de carreira, Paulo Branco, ilustrador e caricaturista, trabalhou para diversas revistas, além de ilustrar livros dos escritores Ziraldo e Rubem Alves. Suas obras já foram expostas em diversas galerias nacionais e estrangeiras como França, EUA, Suíça e Romênia. Participou de diversos salões de arte (Humor, Acadêmicos e Modernos). Ganhou diversos prêmios literários e foi considerado o melhor desenhista do Estado de São Paulo pelo Mapa Cultural. (Da Agência Anhanguera)