Publicado 07 de Dezembro de 2018 - 21h14

Por Delma Medeiros

'AsSombrasSão', inspirado no livro 'Teatro de Sombras de Ofélia': aventuras de uma menina para recuperar as memórias da avó

Ana Carolina Salomão/Divulgação

'AsSombrasSão', inspirado no livro 'Teatro de Sombras de Ofélia': aventuras de uma menina para recuperar as memórias da avó

'AsSombrasSão', primeira montagem da Cia Histriônica de Teatro voltada para o público infantil, estreia neste domingo (9) no Sesc Campinas, com nova apresentação marcada para o próximo domingo, 16 de dezembro. Livremente inspirada no livro infantil 'Teatro de Sombras de Ofélia', do escritor alemão Michael Ende, mesmo autor de 'A História Sem Fim', o espetáculo, que tem direção cênica de Tiche Vianna e musical de Marcelo Onofri, conta a história de uma menina que é levada para uma aventura em um mundo fantástico, para ajudar sua avó que aos poucos começa a perder algumas memórias. 

“O autor aborda o universo lúdico e onírico com uma literatura gostosa, diferenciada. Mas, para encenar, achei a história literária demais. Assim surgiu a ideia de um espetáculo musicado, com uso de sombras. As cenas da velha senhora e sua neta surgem a partir da ideia da perda da memória e das sombras que ocupam esse espaço”, explica Tiche. “Como ninguém quer perder suas memórias, a menina se aventura no reino das sombras para resgatar as memórias da avó”, diz Tiche. “É um espetáculo dinâmico, que trabalha com sombras, luz e música.”

Segundo a diretora, muitas partes do espetáculo são cantadas pelos atores, o que gerou uma codireção cênica e musical. “A música completa a magia. O espetáculo resgata ilusões e sensações numa história muito simples”, aponta Tiche. Na história entram temas como o esquecimento, o amor, o medo e a coragem sem perder o humor, o divertimento e a alegria típicos de espetáculos infantis.

No Reino das Sombras a menina se depara com todos os tipos de sombras: a marota, a bisbilhoteira, a sensível, a amorosa. E não imaginava que elas também precisavam de ajuda para solucionar um perigoso mistério.

As canções interpretadas ao vivo foram sendo criadas por Marcelo Onofri ao mesmo tempo que o texto, por isso são parte essencial da história. No trabalho de sombras, o grupo contou com a orientação de Ronaldo Robles e Silvia Godoy, ambos da Cia Quase Cinema, que há 15 anos desenvolve pesquisa sobre teatro de sombras.

Tiche Vianna é cofundadora do Barracão Teatro e uma das figuras mais importantes na cena teatral brasileira. Sua pesquisa sobre as máscaras teatrais é referência para muitos artistas e trabalhos. Já a trilha e as canções originais foram criadas por Marcelo Onofri, que é pianista, compositor e professor, e há anos desenvolve uma pesquisa do canto específico para a cena teatral. Junto com a Cia Histriônica, os diretores pensaram em um espetáculo para encantar crianças e adultos, ao tratar de temas que dizem respeito a todas as fases da vida. 

AGENDE-SE

{TEXT}

l O que: AsSombrasSão

l Quando: amanhã e dia 16/12 às 16h

l Onde: Sesc Campinas, Rua Dom José I, 270/333, Bonfim (tel.: 3737-1500)

l Quanto: R$ 5,00 a R$ 17,00 (venda nas unidades do Sesc ou através do link https://www.sescsp.org.br/programacao/174853_ASSOMBRASSAO. Crianças com até 11 anos não pagam)

<

Escrito por:

Delma Medeiros